Grimes cancela apresentação em festival LGBTQIA+ por ‘problemas familiares’
Presença da cantora em line-up foi criticada nos Estados Unidos
Grimes cancelou sua apresentação no festival de música eletrônica World Pride para “lidar com problemas familiares”.
A cantora estava programada para se apresentar no evento, que tem como atrações principais Jennifer Lopez e Troye Sivan, no dia 7 de junho em Washington, Estados Unidos.
“Sinto muito e lamento muito dizer que preciso cancelar meu show do orgulho LGBTQIA+ para lidar com problemas familiares”, escreveu ela em um comunicado no Twitter/X.
“Quero dizer que estou ciente de que a situação tem sido um grande inconveniente para os fãs há algum tempo e estou realmente determinada a garantir que isso não aconteça mais em breve. Acho que o show ainda será incrível e o line-up está ótimo. Espero que seja cedo o suficiente e dê tempo suficiente às pessoas caso queiram mudar seus planos.”
Sua presença no line-up de um evento voltado para a comunidade LGBTQIA+ foi recebida com polêmica quando anunciada em fevereiro, devido ao seu relacionamento com Elon Musk e seus supostos laços com o movimento de extrema-direita.
Seu relacionamento com Musk, CEO da Tesla, também causou polêmica entre os fãs. Musk lidera o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), uma iniciativa do atual governo liderado pelo presidente Donald Trump, que também assinou decretos executivos restringindo políticas destinadas a proteger cidadãos LGBTQIA+ após seu retorno ao poder.
Os decretos executivos de Trump incluíam uma declaração de que os Estados Unidos reconhecerão apenas “dois gêneros”, visando especificamente os direitos das pessoas trans.
O decreto bloquearia as exigências no local de trabalho para que pessoas transgênero usem pronomes que se alinhem ao seu gênero. Também visa as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) dos Estados Unidos e encerra seu financiamento federal.
No ano passado, a filha de Musk, Vivian, que é transgênero, criticou seu pai, que alegou que ela foi “morta” pelo “vírus da mente desperta”, enquanto negava sua identidade de gênero atual. Grimes tuitou em apoio dela, escrevendo: “Eu amo e tenho um orgulho infinito de Vivian.”
Grimes e Musk anunciaram a separação em setembro de 2021, confirmando que haviam terminado após três anos juntos, mas que “ainda se amam”.
No entanto, a artista de “Oblivion” tem criticado cada vez mais as escolhas parentais do bilionário depois que o magnata da tecnologia desfilou com Lil X pelo Salão Oval da Casa Branca em fevereiro.
Ela disse aos fãs que “implorou” a ele para manter seus filhos longe dos olhos do público e, em 2023, processou Musk pelos direitos de custódia de Tau.
Em novembro, ela se abriu sobre sua batalha pela custódia dos filhos com Musk, alegando: “Não vi nenhum dos meus bebês por cinco meses.”