Feid se apresenta na abertura da Copa América 2024
O cantor fará show antes da partida entre Canadá e Argentina
O colombiano Feid vai se apresentar na abertura da Copa América. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18). O cantor fará o pré-show antes do jogo entre Canadá e Argentina.
Nesta edição, a competição se inicia no dia 20 de junho e acontece nos Estados Unidos. O estádio Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, receberá a estreia do campeonato.
Um dos destaques da nova cena do reggaeton e namorado de Karol G, Feid tem presença constante nos charts da Billboard. Atualmente, ele ocupa a posição 96º do Billboard Artists 100 e conta com três músicas no Billboard Global 200.
Além disso, o também compositor já foi indicado ao Grammy Latino 9 vezes. Na edição deste ano do Latin American Music Awards, ele faturou cinco prêmios.
Feid será el encargado del Show musical en la ceremonia inaugural de la #CopaAmerica este Jueves en Atlanta pic.twitter.com/F4iIyjJ8mT
— World Cup Plus ⚽🏆 (@WorldCupPlus200) June 18, 2024
Afinal, quem é Feid?
Salomón Villada Hoyos nasceu em 19 de agosto de 1992 em Medellín, na Colômbia. O incentivo à arte começou ainda na infância, desde criança, ele recebeu apoio de sua família e foi na escola que ele decidiu embarcar no mundo da música.
Foi durante uma apresentação na escola que o niño encontrou sua paixão. Ao cantar o clássico “Rompe”, de Daddy Yankee, com amigos em um show de talentos, ele viu que gostava dos palcos.
Quando ainda estudava, Salomón deu seus primeiros passos na música. Porém, antes de chamar Feid artisticamente, ele tinha adotado outro nome, Rayo. Com esse vulgo, ele lançou suas primeiras canções, mas logo precisou mudar. O público estava começando a confundir ele e suas músicas com as do duo colombiano Rayo & Toby.
“Todos os meus amigos do colégio diziam que tinham escutado minha música na rádio e um dia eu estava escutando rádio, e percebi que era a música deles (Rayo & Toby) e não a minha.”, contou o artista em entrevista à Billboard norte-americana.
Avistando o problema, ele seguiu o conselho de seus pais, mudou de nome. Assim, Rayo virou Faith (como fé em inglês), mas devido à dificuldade na pronúncia do público, ele mudou para Feid.
Em um “colégio”, uma espécie de batalha de rimas da Colômbia, Salomón o cara que o ajudaria a subir de nível: Alejandro Ramirez Suarez, o hoje produtor multipremiado Sky Rompiendo.
Feid , Sky rompiendo y Myke towers ayer en los latin billboards 2023. pic.twitter.com/o80YYS9kiF
— Mary Ursua (@MaryUrsua1) October 6, 2023
Foi no estúdio com Sky que ele despontou como um dos principais compositores do reggaeton. O colombiano é responsável por versos de sucessos de Anitta, Thalia, J Balvin, Piso 21 e CNCO. Ao lado dos trio de produtores Los Brasileros, formado por Dan Valbusa, Marcelinho Ferraz e Pedro Dash, ele é um dos autores de “Rosa”, single do álbum “Kisses”, de 2019.
Por anos, Feid focou na composição, lançando algumas faixas autorais. Seu primeiro álbum solo, “Así Como Suena”, foi lançado em 2015.
Depois disso, Feid focou em sua própria carreira musical. Deixando a composição de lado e focando em encontrar sua identidade. Foi em 2020 que é notamos os primeiros indícios dela.
Nessa época, ele começou a adotar o apelido de “Ferxxo” e a usar a cor verde como marca registrada. Os olhos do mercado latino começaram a se voltar para ele com o single “Castigo”, de 2022. A música foi dos destaques do álbum “Feliz Cumpleãnos: Te Pirateamos El Álbum”.
Relação com o Brasil
Em fevereiro, Feid anunciou sua nova turnê mundial, a “FERXXOCALIPSIS Tour”, entre as cidades confirmadas na publicação, estava Rio de Janeiro. Apesar do anúncio, ainda não temos a data da passagem do colombiano pelo Brasil.
Quem pensa que a relação do cantor com o Brasil é recente, se engana. Além das composições, o cantor divide os vocais em músicas com Vitão e MC Zaac.