Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Por que Fafá de Belém é considerada a ‘cantora dos papas’?

Ela carrega em seu currículo três apresentações para pontífices

Fafá de Belém

Fafá de Belém já se apresentou para 3 papas diferentes (Reprodução/TV Globo)

Fafá de Belém usou as redes sociais nesta segunda-feira (21) para lamentar a morte do Papa Francisco, confirmada na manhã de hoje pelo Vaticano. A brasileira é considerada a “cantora dos papas”, e já se apresentou para três pontífices em momentos diferentes —inclusive o argentino.

“Não tenho palavras para expressar a minha dor”, escreveu Papa em uma publicação lamentando a morte do líder da Igreja Católica. “O mundo em silêncio e fé”, acrescentou ela.

A cantora dos papas

A relação de Fafá com papas vem lá de 1997, quando ela se encontrou com o Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil. Ela foi convidada para cantar no estádio do Maracanã, durante o Segundo Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Naquela ocasião quebrou o protocolo de respeito ao pontífice e o abraçou.

Em uma entrevista ao G1, em 2013, ela relembrou a experiência: “Eu passei um mês e meio sem dormir, apenas cochilando, a partir do convite até a apresentação para João Paulo II. Depois que me apresentei, passei 3 dias “fora do ar”, sem saber direito o que tinha acontecido”.

Já em 2007, Fafá foi novamente convidada para se apresentar para um pontífice. Daquela vez foi Bento XVI na cidade de Valência, na Espanha, e o convite partiu do próprio Vaticano. Na ocasião, a brasileira fez uma linda performance de “Ave Maria”. “Antes da apresentação, tinha uma leitura dele ser uma pessoa antipática, distante, mas ele era apenas muito tímido, um papa profundo, e a multidão não era o ambiente dele. Mas foi muito carinhoso do jeito dele”, disse, ao “G1”.

Já com o Papa Francisco o encontro aconteceu em 2013, quando ele veio ao Brasil para a Jornada da Juventude. A apresentação aconteceu na Cerimônia de Acolhida ao Papa, na Praia de Copacabana.