Por que Fafá de Belém é considerada a ‘cantora dos papas’?
Ela carrega em seu currículo três apresentações para pontífices


Fafá de Belém usou as redes sociais nesta segunda-feira (21) para lamentar a morte do Papa Francisco, confirmada na manhã de hoje pelo Vaticano. A brasileira é considerada a “cantora dos papas”, e já se apresentou para três pontífices em momentos diferentes —inclusive o argentino.
“Não tenho palavras para expressar a minha dor”, escreveu Papa em uma publicação lamentando a morte do líder da Igreja Católica. “O mundo em silêncio e fé”, acrescentou ela.
A cantora dos papas
A relação de Fafá com papas vem lá de 1997, quando ela se encontrou com o Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil. Ela foi convidada para cantar no estádio do Maracanã, durante o Segundo Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Naquela ocasião quebrou o protocolo de respeito ao pontífice e o abraçou.
Em uma entrevista ao G1, em 2013, ela relembrou a experiência: “Eu passei um mês e meio sem dormir, apenas cochilando, a partir do convite até a apresentação para João Paulo II. Depois que me apresentei, passei 3 dias “fora do ar”, sem saber direito o que tinha acontecido”.
Já em 2007, Fafá foi novamente convidada para se apresentar para um pontífice. Daquela vez foi Bento XVI na cidade de Valência, na Espanha, e o convite partiu do próprio Vaticano. Na ocasião, a brasileira fez uma linda performance de “Ave Maria”. “Antes da apresentação, tinha uma leitura dele ser uma pessoa antipática, distante, mas ele era apenas muito tímido, um papa profundo, e a multidão não era o ambiente dele. Mas foi muito carinhoso do jeito dele”, disse, ao “G1”.
Já com o Papa Francisco o encontro aconteceu em 2013, quando ele veio ao Brasil para a Jornada da Juventude. A apresentação aconteceu na Cerimônia de Acolhida ao Papa, na Praia de Copacabana.