fbpx
Você está lendo
Depois de ‘Alibi’, Yseult mistura grunge e dance em álbum ‘sexy e suado

Depois de ‘Alibi’, Yseult mistura grunge e dance em álbum ‘sexy e suado

Cantora, que lança 'Mental', conversou com a Billboard Brasil

Avatar de Isabela Pacilio
Yseult

Yseult, que viralizou mundialmente com “Alibi” ao lado de Pabllo Vittar e Sevdaliza, lançou seu novo álbum, “MENTAL”, no fim de setembro –mas engana-se quem espera encontrar músicas iguais ao hit que nasceu no TikTok e ganhou até o palco do Rock in Rio. Com influências de punk rock, grunge e dance, a francesa buscou trazer uma experiência emocional ao público.

“É um projeto musical que visa explorar e expressar as oito emoções primárias. Raiva, antecipação, medo, surpresa, alegria, tristeza, desgosto e confiança por meio de diferentes gêneros musicais”, explica Yseult para a Billboard Brasil.

VEJA TAMBÉM
Sabrina Carpenter é um dos destaques da música pop atualmente

“‘MENTAL’ é um projeto 100% independente, cru, divisivo, urgente, sexy e suado. É um renascimento, um parênteses artístico que sublima meu caráter e reflete meu estado de espírito”, aprofunda-se.

Para compor e produzir as 13 faixas de “MENTAL”, a cantora viajou pela Europa e Estados Unidos, onde encontrou e colaborou com produtores renomados no meio, como Nömak, Romain Descampe, Ziggy Franzen, Jojo Centineo, entre outros.

“Eu queria um projeto artístico para o palco. Era absolutamente necessário que eu me reconectasse com meus fãs, era uma emergência para mim”, acrescenta.

Yseult
Yseult (Colin Tarek Mawad/Divulgação)

Madura do alto dos seus 30 anos, Yseult não quer ser apenas uma cantora de TikTok. Para ela, é importante ter uma identidade musical forte –e sabe que isso não se conquista da noite para o dia ou em songcamps de uma semana.

“Encontrar uma identidade musical ousada e fortalecedora geralmente leva tempo e experimentação. Você precisa passar por fases de exploração de diferentes experiências pessoais antes de se estabelecer em um estilo que pareça autêntico”, afirma Yseult.

E ela completa:

“Pode envolver a superação de desafios como dúvidas sobre si ou expectativas externas, mas essa jornada geralmente me levou a encontrar uma voz bem definida e a protegê-la a todo custo”.

Em setembro, ela se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio.

“Foi louco. Eu chorei no quarto do hotel. Porque depois de 15 anos de batalha, esforço, experiências… Poder me ouvir nesse palco com a Karol G, Pabllo e Sevdaliza… Foi fantástico. Agora o meu sonho é voltar ao Brasil para o meu próprio show!”.

A trajetória de Yseult

Aos 30 anos, Yseult nasceu na França. Ela fez as primeiras composições ainda na adolescência e lançou o primeiro disco em janeiro de 2015.

“A música é minha vida inteira e ser cantora é o trabalho mais lindo do mundo. Temos o poder de transmitir mensagens, emoções, curar almas e às vezes salvar vidas através da música, das palavras.”

Nos últimos anos, ela viralizou no TikTok com a balada de piano “Corps”. A música alcançou as paradas musicais paradas e possui mais de 24 milhões de visualizações no YouTube.

“MENTAL” marca o próximo capítulo musical da cantora, após os íntimos e refinados “BRUT” (2020), “Noir” (2019) e “Rouge” (2019).

Ao longo da carreira, ela passou por algumas gravadoras até decidir gerir o próprio trabalho.

“Gerenciar uma carreira musical de forma independente pode ser fortalecedor e desafiador. Isso me permite ter controle criativo total e tomar decisões que se alinham com minha visão”, diz Yseult.

“No entanto, também requer lidar com vários aspectos como marketing, distribuição e finanças, o que pode ser opressor às vezes… mas graças a Deus sou forte, sensível e inteligente o suficiente para lidar com a onda [risos], herdei isso do meu pai.”

“Gostaria de montar uma equipe de apoio que possa me ajudar, porque isso me permitiria focar mais na música. Assinar com uma gravadora geralmente traz compromissos em relação ao controle criativo. Estou pronta para fazer isso? Não sei! [risos], mas eu continuo aberta [para possibilidades]!”.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.