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Ecad paga R$ 1,3 bi em direitos autorais no Brasil em 2023

Ecad paga R$ 1,3 bi em direitos autorais no Brasil em 2023

Valos foi o maior em direitos autorais de execução pública já destinado no país

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Ecad pagou R$ 1,3 bi em direitos autorais em 2023

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) distribuiu cerca R$ 1,3 bilhão em direitos autorais no ano passado para mais de 323 mil compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.

A quantia significa um recorde para a gestão coletiva da música no Brasil. Esse foi o maior valor em direitos autorais de execução pública já destinado a compositores e artistas brasileiros e estrangeiros, que tiveram suas músicas tocadas no país. O montante distribuído apresentou um crescimento de mais de 12% em relação ao ano de 2022.

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“Acredito que 2024 ainda será um ano de batalhas no digital, pois novas plataformas chegam a cada dia no país e as negociações para o pagamento dos direitos autorais não são fáceis”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

“O mercado de shows deve seguir com um grande volume de eventos e temos que manter nossas campanhas de conscientização, além de reforçar o entendimento sobre o licenciamento de shows e o envio dos roteiros musicais por parte dos organizadores”, afirmou.

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Taylor Swift veio ao Brasil em 2023 (KIM KYUNG-HOON/Reuters)

Shows e festivais

O segmento que apresentou a maior expansão em 2023 foi o de shows. O Brasil teve turnês internacionais como Paul McCartney, Taylor Swift e The Killers e festivais como o The Town, o que impulsionou e levou o segmento ao crescimento de 128% nos valores destinados à classe artística, em comparação a 2022. No ano passado, o Ecad licenciou mais de 62 mil shows e eventos em todo o país.

Streaming em crescimento

Outro segmento em evidência na distribuição de direitos autorais em 2023 foi o de streaming, que engloba áudio e vídeo. O áudio teve um crescimento de 57,85% e o de éídeo teve 23,16% em comparação a 2022.

O segmento de música ao vivo também teve uma boa expansão, com mais de 57% de aumento em comparação ao ano anterior. Na contramão desses resultados, ficaram os segmentos de TV (aberta e fechada) e cinema, que empataram no percentual de queda de 24%.

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
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