Dumbledore da favela: conheça DJ K, o bruxo
O artista ficou conhecido após o lançamento do álbum “Pânico no Submundo"
Kaique Alves Vieira, o DJ K, ganhou repercussão nas redes sociais após ser notado pela Pitchfork, revista famosa por avaliar álbuns. Seu disco, o “Pânico no Submundo”, recebeu um grandioso 7.9, maior que o alcançado por Beatles com o “Yellow Submarine” (eles receberam 6.2).
Nascido na Zona Sul de São Paulo, ele é um dos expoentes do funk “bruxaria” e, apesar de nunca ter andado de avião na vida, esteve na Europa para levar o baile paulista para os gringos: “Sempre falei pra minha família que me sonho era viajar de avião. Realizar isso, junto com o meu sonho da música, é melhor ainda”, contou ele em entrevista à Billboard.
Os primeiros shows da turnê europeia aconteceram no início de outubro deste ano, na Alemanha e Polônia. Ele também fez shows na Inglaterra, Bruxelas e França. “Não sei nem como descrever como estou me sentindo”.
O funk bruxaria
A carreira de DJ K foi impulsionada pelo gênero bruxaria, que mistura o funk mandelão com elementos de terror para a música. Ele se descreve como “o bruxo”, e costuma usar máscaras aterrorizantes em shows. O DJ chegou a tentar se aventurar em outros gêneros, como rock e reggae, foi no funk que se encontrou.
Ele costumava produzir seus primeiros trabalhos no computador da mãe, no quarto de casa. Segundo Kaique, era só seu fone de ouvido e a criatividade. “Eu só queria viver de música”.
O funk bruxaria começou a tomar forma durante o período de pandemia de covid-19, quando o caos na favela do Heliópolis, onde mora, serviu de inspiração. “Minha identidade se criou quando eu comecei a passar o que a rua estava sentindo para as minhas músicas”.
Hoje, ele abandonou o computador da mãe e abriu sua própria produtora, onde ajuda outros funkeiros a entrar na bruxaria – quase como um professor Dumbledore da favela. “Meu sonho, além do meu próprio, é fazer com o que meus artistas também alcancem o deles. Eu ajudo meus amigos que estavam fazendo nada na rua, e trago pro estúdio para ensinar a cantar, produzir”.