Você está lendo
Dossiê ‘Listas Trans’ revela cenário de inclusão nos festivais

Dossiê ‘Listas Trans’ revela cenário de inclusão nos festivais

Conheça 'Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024'

Liniker curte o festival Lollapalooza 2025 (Lucas Ramos / Brazil News)

O relatório Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024 é um levantamento que está em sua segunda edição para mostrar o atual cenário das políticas de acesso e a presença de pessoas trans, travestis e não-binárias em eventos culturais no Brasil.

O dossiê foi produzido por Iná Odara Cholodoski e Macaia Ferro.

VEJA TAMBÉM

A dupla conversou com Atransalien, idealizadora da primeira lista T do Brasil, e com as cantoras Catto, Jaloo, Ventura Profana e imevylin sobre suas experiencias nos palcos e  reflexões sobre ter uma platéia  diversa e com vivências similares nos shows. Além disso, o documento traz reflexões, análises de dados e insights.

O dossiê mostra o panorama geral das Listas T pelo Brasil e faz a análise dos dados de 15 listas gerenciadas ou com consultoria realizadas por Iná:Queremos! (RJ), Rock The Mountain (RJ), Afropunk (BA) e Afropunk Experience (PA/SP), festival Zig (SP), Doce Maravilha (RJ), C6 (SP), Sensacional (MG), Coala Festival (SP), Rock in Rio (RJ), Lollapalooza (SP), Festival 5 Bandas (SP), Sensacional e Sensacional Celebra (MG).

Evolução das Listas Trans

Desde o marco inicial do Coquetel Molotov, em 2017, até o final de 2023 existiam pelo menos 15 festivais que haviam adotado as políticas das listas trans, incluindo as franquias internacionais Afropunk e o Primavera Sound.

Em 2024 esse número aumentou consideravelmente e quase duplicou: foram 12 festivais e duas casas de show. Essa adesão foi demonstrada em eventos de pequeno, médio e grande porte, incluindo aqueles que tiveram sua primeira edição ano passado já emplacando a medida, como foi o caso do festival de tecnobrega e aparelhagem, o festival aceita e o afropunk experience, todos em belém do pará. não somente isso, três dos maiores festivais de música do brasil — que possuem franquia internacional — passam a se debruçar sobre a necessidade de incluir pessoas trans dentro do seu público de forma minimamente proeminente: Rock in Rio, Lollapalooza e o Coala.

Ainda em 2024, o relatório mostra o maior numero festivais que aderiram o sistema das listas: Doce Maravilha (RJ), C6 (sp), Coala Festival (SP), Rock in Rio (RJ), Lollapalooza (SP), Festival 5 bandas (SP), Vozes (RJ) e Afropunk Experience (PA/SP) Festival de Tecnobrega e Aparelhagem (PA), Festival Aceita (PA), Hopi Pride (SP). Além disso, o Circo Voador (RJ) passou a adotar a política em seus eventos.

Foram distribuídos mais de 5300 ingressos e cortesias destinados a população trans e não-binárias em 2024.

Festivais com maior numero de ingressos distribuídos para pessoas trans e não-binárias em 2024

1- Psica (PA)
2- Afropunk (BA)
3- Mamba Negra Festival (SP)
4- Afropunk Experience (SP)
5- Sensacional (MG)
6- Zig Festival (SP)
7 – Coquetel Molotov (PE)
8- Rock the Mountain (RJ)
9- Queremos! Festival (RJ)
10- Afropunk Experience (PA)

Veja o mapa com as listas T&NB espalhadas pelo Brasil

Listas T&NB pelo Brasil
Listas T&NB pelo Brasil

Confira a Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024 completa aqui.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.