Diretora detalha cenário imersivo da turnê ‘Vinho’ de Delacruz
Rapper passa por várias cidades do Brasil nos próximos meses


O rapper Delacruz leva para diversas cidades do país a turnê “Vinho”, com cenografia imersiva para o público. O projeto que traz uma coleção de hits que misturam neo soul, R&B e rap.
“O vinho sempre esteve no centro desse conceito. Mais do que uma bebida, ele carrega simbolismos de abundância, intimidade, celebração e potencial criativo”, explica CarolAgyar, diretora de arte e cenografia da série de shows.
O cenário dá continuidade e traz expansão ao universo criado para o álbum visual lançado em 2024.
“O nome do álbum só foi definido ao final da gravação, como se o próprio processo artístico precisasse maturar, tal qual o vinho, até revelar sua identidade definitiva”, conta.
“Essa organicidade também guiou a concepção da cenografia do show, que traduz esse imaginário em um espaço que remete a um templo contemporâneo, onde o luxo e o clássico dialogam com referências visuais da arquitetura, musicalidade e arte brasileira, periférica e favelada”, completa Carol.

As cores e texturas do vinho – desde os tons profundos da bebida até as representações centenárias de seus processos e consumo – inspiram a composição do cenário.
Os tapetes, mobiliários e iluminação transitam entre o vintage e o moderno, criando um equilíbrio entre tradição e contemporaneidade.
Já os fundos texturizados, como tijolos aparentes e superfícies em construção, evocam um ambiente bruto e autêntico, que protege toda a realeza desse universo.
“A presença marcante das plantas, tão habituais nos quintais, casas e morros do Brasil, reforça essa estética, trazendo o natural e o orgânico para dentro da narrativa visual. Cada elemento foi pensado para evocar o tempo, a transformação e o encontro”, diz Carol.
A arte brasileira também é um pilar essencial desse espaço. “Se nas representações mitológicas de Dionísio e do vinho vemos constantemente obras que retratam corpos e realidades europeias, aqui, ressignificamos essa visão. Para nós, obra de arte tem outra referência. As criações de MULAMBÖ, Hebert Amorim, Edu Ribeiro, Albarte e Sofia Rocha foram incorporadas à cenografia do álbum, reafirmando a identidade visual que permeia o projeto desde sua concepção. Essas obras carregam a grandeza e a voz dos nossos, expressando a força criativa e, ao mesmo tempo, as denúncias e mensagens que só a arte é capaz de catalisar”.
“Agora, esse conceito se expande para os palcos, atravessando cidades e ressignificando cada apresentação como um encontro entre arte, música e narrativa visual. A turnê não apenas leva esse universo adiante, mas convida o público a entrar nele, a vivê-lo. Porque sempre foi criado por e para nós”, finaliza.

Veja as datas de turnê ‘Vinho’ de Delacruz
- 21/2: Rio de Janeiro/RJ;
- 21/3: Juiz de Fora/MG
- 22/3: Belo Horizonte/MG
- 5/4: Porto Alegre/RS
- 12/4: Campinas/SP
- 26/4: Salvador/BA
- 10/5: Curitiba/PR
- 24/5: Recife/PE
- 28/6: Fortaleza/CE