Voz de ‘Bellakeo’ e ameaçado por cartel mexicano: quem é Peso Pluma
Saiba mais sobre o cantor que explodiu no mercado norte-americano em 2023


Se teve um nome que bombou na Billboard norte-americana em 2023, este foi Peso Pluma. Queridinho do Billboard Hot 100, onde chegou a figurar com quatro músicas ao mesmo tempo, o mexicano agora invade o mercado brasileiro com “Bellakeo”, gravado em parceria com Anitta. Em entrevista à Billboard Brasil, a cantora disse que quer que o Brasil conheça o trabalho de Peso Pluma, e a gente resolveu dar uma mãozinha.
Resgatamos uma reportagem de capa recente da Billboard sobre o fenômeno da música mexicana.
Com 24 anos de idade e nascido nos arredores de Guadalajara, no México, Hassan Emilio Kabande Laija, nome de batismo de Peso Pluma, sonhava em se tornar um jogador de futebol profissional na infância.
Suas referências quando pequeno eram o falecido astro sierreño Ariel Camacho e Los Alegres del Barranco. “Era o que meus tios e família em Sinaloa [México] costumavam ouvir”, diz ele.
Influência do rap
Quando adolescente, passou um tempo em Nova York e frequentou o ensino médio em San Antonio. Sua exposição a diferentes partes do continente influenciou sua diversificada paleta musical.
“Peso Pluma é realmente uma combinação de tudo o que gosto, de todas as cidades em que vivi, das culturas que conheci. Tudo isso me ajudou”, diz ele.
“Quando fui para os Estados Unidos, estava ouvindo Kanye West, Drake, Kendrick Lamar —na verdade, foi por causa de suas músicas que aprendi a falar inglês. Eu chegava em casa da escola e estudava as letras deles para tentar entender as referências que estavam fazendo”.
Colaborações
Peso Pluma não alcançou o auge da música mexicana por conta própria —e ele não gostaria que fosse de outra maneira. Boa parte das suas músicas que apareceram no Hot 100 este ano são colaborações.
“É lindo ver que se eu convidar Luis R [Conriquez] ou Nata para cantar comigo em um show ou no meu álbum, eles estão lá. Todos nós podemos ter orgulho e ego, mas estamos lá um pelo outro”.
Ele sabe que as colaborações foram fundamentais no recente crescimento da música regional mexicana.
“No final do dia, eles não estão fazendo isso por mim —estão fazendo isso pela cultura da música mexicana”.
Espetáculo ao vivo
As performances de alta energia de Peso são um espetáculo. Cantando ao vivo —geralmente vestido com shorts e uma camiseta, suas meias altas características, seu par favorito de tênis brancos Air Force 1 e, às vezes, uma máscara do Homem-Aranha— ele dança incansavelmente e pula ao som das músicas com o apoio de uma cativante banda ao vivo.
“Seu tom é algo difícil de esquecer, e instantaneamente me fez apreciar o quão único ele é como artista”, diz Becky G, que se uniu a Peso para “Chanel”, o primeiro single de seu próximo álbum de música mexicana.
Ameaças do cartel
Uma série de shows nos Estados Unidos do cantor foi adiada esta semana após ameaças de um grande cartel de drogas na cidade de Tijuana, no México.
Os criminosos exigiam que o cantor cancelasse a turnê “Double P”, seguindo o lançamento de seu terceiro álbum, “Génesis”.
“Isso é para você, Peso Pluma”, dizia uma das faixas em espanhol, em Tijuana. Dias depois, um homem foi detido suspeito de colocar as faixas ameaçando Peso Pluma.