Conheça o HENT, grupo LGBTQIA+ novato do pop tailandês
Quinteto da Tailândia lançou primeiro single no início do mês


Em 18 de junho, a Tailândia se tornou o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Poucos dias antes, o HENT, grupo de T-Pop, o pop tailandês, debutou na indústria da música como o primeiro conjunto com todos os integrantes também da comunidade LGBTQIA+.
O país, um dos expoentes do Boy’s Love –obras de audiovisual com romances homoafetivos, como já explicamos aqui – tem uma indústria relativamente conservadora em relação à artistas abertamente LGBTQIA+, em contraponto a ideia progressista do país de expandir a cultura através dos BLs como frente do soft-power conforme anúncio feito no fim de 2023. Não é incomum ver ídolos e atores que se declaram parte da comunidade sofrendo boicotes da própria indústria após se posicionarem.
“Tenho gratidão por todos os que se dedicaram e sacrificaram seu tempo em todas as fases da luta e da pressão pela lei do casamento igualitário. Levamos muito tempo até que a lei fosse aprovada”, diz Tonglee para a Billboard Brasil.
“Estamos muito felizes. Acredito que é apenas o primeiro passo. O movimento LGBTQIA+ na Tailândia vai evoluir ainda mais para reforçar a igualdade social e até servir de modelo para o mundo”, acrescenta Sugus.
O HENT é formado por Joong, Sugus, Myke, Tonglee e Fluke, com idades entre 21 e 24 anos. “Quando fundamos o grupo, ficamos preocupados com as reações negativas da sociedade e do setor de entretenimento. Mas acreditamos que nosso objetivo é trazer compreensão e aceitação”, explicam.
“A identidade do HENT se concentra em mudar a mentalidade e os preconceitos. Esperamos que nosso trabalho possa ajudar a construir uma sociedade mais aberta”, completam os integrantes.
“Nos consideramos cinco pedras preciosas e diferentes, mas que quando se juntam, brilham ainda mais. Estamos prontos para criar algo novo na indústria musical tailandesa. Estamos felizes de o lançamento ter sido em um mês tão importante para a nossa comunidade. Isso nos fazer ver a importância de lutar, fazer campanhas e ser uma voz ativa para a sociedade global”, diz o quinteto.
O grupo também tem recebido apoio exponencial da audiência brasileira nas redes sociais desde o anúncio de sua estreia, que foi amplificado por inúmeras páginas de BL em português.
“Spotlights” é o primeiro single do grupo, lançado pela Survival Entertainment –ouça acima. Os integrantes tiveram o primeiro contato com a música na infância e desde então sonhavam com a profissionalização na área.
Leia também: Veteranos da cena Boys Love tailandesa, OffGun falam sobre carreira estelar
“Aos 14 anos, tive a oportunidade de estudar em Bangkok. É uma capital cheia de oportunidades e conheci uma grande amiga. Nós éramos estudantes de dança, e ela gostava muito de ouvir música internacional. Isso foi uma inspiração para ousar sair da caixa e me introduzir aos artistas estrangeiros”, diz Tonglee
“Nas escolas, sempre há atividades que dão aos alunos a oportunidade de mostrar suas habilidades. Hoje faço parte de um grupo que ajuda a preservar a cultura e as tradições tailandesas, mas também é capaz de abraçar a cultura moderna”, define o idol.
*Entrevista feita em parceria com a Chimera Media e a BoysLove Hub, com colaboração de Érica Imenes. Apoio e tradução: Mari Barbosa (@dramaria_).