fbpx
Você está lendo
Como as parcerias do Doce Maravilha são feitas? Saiba os bastidores do festival

Como as parcerias do Doce Maravilha são feitas? Saiba os bastidores do festival

Diretor artístico do festival, Rod Tavares, conversou com a Billboard Brasil

Avatar de Isabela Pacilio
Ayabass

Falta pouco para o Doce Maravilha tomar conta do Rio de Janeiro. O festival acontece nos dias 25 e 26 de maio no Jockey Club e traz a diversidade da música brasileira com misturas e colaborações inéditas em cima do palco. Rod Tavares é o diretor artístico do evento. No currículo, ele já criou e comandou outros festivais, mas destaca a liberdade criativa que o Doce Maravilha oferece aos artistas.

“Outros festivais já estavam fazendo [colaborações], isso já existia. Mas o Doce elevou o patamar desses shows inéditos. Essa questão de trazer de volta um álbum antológico para hoje em dia, por exemplo”, diz o diretor em entrevista para a Billboard Brasil. “A proposta é criar um ponto especial no ano de turnê do artista e a primeira edição mexeu com o mercado.”

VEJA TAMBÉM
Billboard Brasil

Rod ressalta a importância de entender a agenda e planos de cada artista para que o Doce Maravilha seja visto de maneira diferenciada pelo público –e queira ir. “Isso tem que ser muito bem alinhado com o ano do cantor. Quando antes a gente organizar, melhor.”

O line up da edição de 2024 traz Maria Bethânia com Xande de Pilares; Jorge Ben Jor apresentando “É Coisa Nossa!”; Jorge Aragão com BK, Xamã, Djonga, Ana Carolina e Negra Li; Capital Inicial celebrando os 25 anos do acústico da MTV; entre outros shows especiais.

Line up por dia do Doce Maravilha
Line up por dia do Doce Maravilha (Reprodução/Instagram)

Pode entrar, o palco é seu!

A curadoria do festival é do jornalista e produtor musical Nelson Motta. Ele e o empresário carioca Luiz Oscar Niemeyer criaram o conceito do Doce Maravilha há 15 anos, mas só em 2023 que o sonho saiu do papel.

“É uma troca muito grande com o Nelson. É um intercâmbio entre gerações. Ele está super por dentro [da música atual] e também de outras épocas. As ‘viagens’ partem dele e a [equipe] artística vai fazendo filtros. Entendendo os artistas que podem ter data ou não, o que pode ser viável”, explica Rod.

Leia também: Doce Maravilha: veja os horários dos shows do festival no Rio

Um ponto de destaque do Doce Maravilha é a possibilidade e liberdade para o artista definir o que deseja fazer em cima do palco.

Rod Tavares, diretor artístico do Doce Maravilha
Rod Tavares, diretor artístico do Doce Maravilha (Divulgação)

As equipes dos cantores conversam entre si para a definição de ensaios e repertório. Claro, com pitacos aqui e ali da produtora.

“Nós perguntamos: ‘O que você gostaria de fazer? Como eu posso te ajudar para isso acontecer?’. Perguntei para o Gilberto Gil na primeira edição e ele quis se apresentar com o BaianaSystem, com quem ele tinha feito um show só em Salvador”, conta. “É o artista que dita o ritmo. Ao mesmo tempo, vamos ajudando a criar o show no paralelo. Vemos o quão viável é.”

Doce Maravilha é uma marca. A gente tem que se aproveitar disso para levar para mais lugares. Recebemos público do Norte, Nordeste, de várias cidades. Sabemos que a demanda existe. Uma coisa que garanto é que não vamos levar a marca só por levar. Se no nosso quebra-cabeça, não tiver um show muito diferente que vale a pena ser desenvolvido para uma edição em outra cidade, não vamos fazer”, finaliza o diretor.

SERVIÇO – DOCE MARAVILHA
Data: 25 e 26 de maio de 2024
Local: Jockey Club do Rio de Janeiro (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea, Rio de Janeiro/RJ)
Abertura dos portões: 12h
Classificação etária: 16 anos. Menores de idade poderão permanecer no evento autorizados judicialmente até 00h.
Ingressos: a partir de R$ 205 (no site da Eventim)

assets fotos 592 180903
Jorge Ben Jor (TV Globo / Isac Luz)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.