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Como a A24 está construindo um império da música indie

Como a A24 está construindo um império da música indie

Produtora cinematográfica tem missão de levar músicas independentes às telas

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A24

Jessica Berndt trabalhou no cinema e na TV por quase uma década, mais recentement como supervisora de música no selo independente Secretly Gtoup. “Eu tinha alguns itens na minha lista de metas. Um filme da A24 estava no topo”, ela diz para a Billboard dos Estados Unidos.

Em 2021, esse sonho ficou mais perto quando a A24 lançou o próprio selo, A24 Music. A produtora fez parceria com a Secretly Distribution para construir o próprio catálogo de propriedade intelectual musical e garantir que seus lançamentos aparecessem em serviços de streaming e em lojas de discos.

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A A24 Music mostrou sinais desde o início de que poderia ser a primeira empresa cinematográfica independente de sucesso a apostar em uma gravadora: para promover seu filme vencedor do Oscar de 2016, “Moonlight” – com trilha sonora indicada ao Oscar de Nicholas Britell (“Succession”, “A Grande Aposta”, “Se a Rua Beale Falasse”) – a A24 fez uma apresentação ao vivo de sua trilha sonora em Londres.

Desde então, A24 manteve o foco musical em seus projetos, desde “C’mon C’mon” de 2021 (com trilha de Aaron e Bryce Dessner do The National) até o próximo “MaXXXine” (estrelado por Moses Sumney e Halsey).

E em maio, Berndt conseguiu riscar o objetivo número 1 de sua lista de desejos com o lançamento do filme de terror “I Saw the TV Glow”, do qual ela foi co-supervisora ​​musical ao lado do fundador do Secretly Group, Chris Swanson.

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Como “Moonlight” e outros antes dele, “I Saw the TV Glow” apoiou-se fortemente em sua trilha sonora como ferramenta de marketing, usando sua lista de artistas em destaque para aumentar a expectativa entre seu público-alvo meses antes do lançamento. Apresentando uma trilha sonora de Alex G e músicas originais de uma série de artistas do indie rock, incluindo Caroline Polachek, Jay Som e uma faixa-título de Phoebe Bridgers e Sloppy Jane, Berndt diz uma nova música cativante pode gerar tanto interesse antecipado em um filme quanto um trailer bem editado.

Embora as trilhas sonoras tenham experimentado um renascimento na última década –incluindo “Homem-Aranha: No Aranhaverso”, “Pantera Negra”, “O Rei Leão” e “Barbie” – ninguém fez isso no espaço indie como A24. A empresa expandiu sua marca como empresa cinematográfica para um catálogo musical formidável e crescente, bem como um negócio significativo de mercadorias e uma rede de podcast.

Foi essa mesma estratégia que motivou Jen Malone a trabalhar com a empresa como supervisora ​​​​musical no programa de sucesso da HBO, “Euphoria”, que foi um ponto de virada para o co-produtor da série A24 como um grupo focado na música. “A música muitas vezes pode ser uma reflexão tardia na TV e no cinema”, diz Malone. “Em ‘Euphoria’, decidimos desde o início que a música seria como um personagem do show, e a A24 apoiou isso o tempo todo.”

“Euphoria” gerou viralidade para uma série de músicas de sua trilha sonora e, em alguns casos, levou a um aumento de streaming de mais de 2.100%, segundo Luminate, após uma inserção. Seja pela trilha sonora original e músicas de Labrinth para o show ou obras licenciadas mais antigas como “Right Down the Line”, “Drink Before the War” de Sinéad O’Connor e “Party Up” de DMX, “Euphoria” desempenhou um grande papel no desencadeamento de tendências que mais tarde se perpetuariam como sons populares no TikTok.

A24 também cria playlists estendidas do Spotify com base em suas trilhas sonoras, bem como discos de vinil de edição especial, os quais continuam a fortalecer o relacionamento dos espectadores com um filme muito após as luzes do cinema se acenderem. No site da A24, o vinil rosa choque “I Saw the TV Glow” está à venda ao lado de uma infinidade de outras ofertas de superfãs, de livros e pôsteres para mesas de centro.

Zendaya, em 'Euphoria'
Zendaya, em ‘Euphoria’ (HBO/Divulgação)

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E agora, apenas alguns anos depois, a A24 Music está lançando seu projeto mais ambicioso até agora: um set repleto de estrelas intitulado “Everyone’s Getting Involved: A Tribute to the Talking Heads’ ‘Stop Making Sense'”, que chega em julho. Segue-se a remasterização e relançamento do clássico filme concerto da banda de 1984, “Stop Making Sense”, do A24, no ano passado.

E aparentemente todo mundo se envolveu com o álbum, que está tão repleto de grandes estrelas como Lorde, Paramore e Miley Cyrus quanto de artistas independentes como The Linda Lindas e Blondshell.

Representantes próximos à A24 Music dizem à Billboard que ainda estão nos primeiros dias de sua exploração na programação focada na música, mas citam o desejo de “atribuir o sucesso da A24 Music a todos os artistas incríveis com quem trabalhamos”. No entanto, David Byrne, do Talking Heads, diz que a equipe A24 é a grande responsável pelo sucesso do álbum tributo, dizendo que ele estava “absolutamente indiferente” ao processo. “Quando vi a lista de artistas que queriam fazer isso, devo dizer que fiquei muito animado”, diz Byrne. “Eu pensei: ‘Droga, esse vai ser um disco incrível’.

“É difícil imaginar que mais uma geração possa se conectar com este filme”, continua ele. “Gostamos de acreditar que a vida é curta e a arte longa, mas aqui está realmente acontecendo.”

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