fbpx
Você está lendo
Cinco perguntas para Fiamma Zarife, do Airbnb na América do Sul

Cinco perguntas para Fiamma Zarife, do Airbnb na América do Sul

Diretora fala sobre a categoria Icônicos e das novidades da plataforma no Brasil

Avatar de Alisson Fernandez
Fiamma Zarife Airbnb

O Airbnb apresentou globalmente nesta quarta-feira (01), a plataforma Icônicos, que promete trazer experiências exclusivas com os maiores nomes da música, do cinema, da televisão, da arte e dos esportes em diversas partes do mundo. Para entender como a novidade pode impactar os brasileiros, a BillBoard Brasil conversou com Fiamma Zarife, Diretora do Airbnb na América do Sul, que falou sobre a importância do Brasil para o Airbnb, os destinos mais procurados no país e revelou que grandes eventos –como o show da Madonna no Brasil e o Rock in Rio-, impulsionam o turismo local e as buscas na plataforma. “A plataforma registrou um aumento de mais de 1000% nas buscas na cidade feitas entre 25 e 27 de março de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023”, diz. Acompanhe abaixo a entrevista completa.

1) O evento global do Airbnb apresentou uma série de novidades para os usuários da plataforma. Os brasileiros podem esperar novas experiências por aqui também? 

Veja também
01 Purple Rain House Icons Airbnb Credit Eric Ogden scaled

Fiamma Zarife: Tivemos algumas estadias incríveis e icônicas no mercado latino-americano ao longo dos anos e esperamos apresentar ainda mais com o lançamento da categoria Icônicos. No Brasil, já tivemos acomodações muito especiais, como a Casa da Mônica e o icônico sobrado do cantor Alceu Valença, em Olinda (PE), ambos anunciados em 2023. O Airbnb está revelando as primeiras onze novidades da categoria Icônicos, mas novas experiências surgirão em todo o mundo ao longo do ano. Os visitantes podem acompanhar de perto a categoria de Icônicos para ver o que está por vir e o que já está disponível. Pela primeira vez, os hóspedes também poderão optar por receber notificações para serem automaticamente lembrados quando um Icônico específico estiver aberto para solicitações de reserva. 

2) Em 2023, para celebrar os 60 anos da Mônica, personagem criada por Maurício de Souza, o Airbnb trouxe a oportunidade das pessoas se hospedarem na casa da personagem. Como foi a repercussão? A plataforma planeja desenvolver outras experiências que misturem o entretenimento e a música no Brasil?

Fiamma Zarife: O Airbnb oferece experiências de viagens autênticas e mais conexão entre as pessoas. Em 2023, a Casa da Mônica teve uma repercussão muito positiva, dando vida ao universo dessa personagem amada pelo Brasil e criada brilhantemente por Mauricio de Sousa, em uma estadia única e que nos levou de volta à infância. No mesmo ano, o cantor Alceu Valença também se tornou anfitrião do Airbnb no Brasil, abrindo as portas de seu icônico sobrado na Casa Estação da Luz, em Olinda (PE). O Airbnb também já contou com anfitriãs como Ivete Sangalo, que abriu seu trio elétrico para dois visitantes curtirem o Carnaval de Salvador, Sabrina Sato, que anunciou seu apartamento no Rio de Janeiro, e Rafa Brites, que disponibilizou seu apartamento em São Paulo. Um dos primeiros lançamentos da categoria Icônicos é uma experiência com o cantor colombiano de reggaeton Feid, incluindo a permanência no ônibus da turnê e acesso VIP aos shows. Novas experiências serão disponibilizadas em todo o mundo ao longo do ano, inclusive no Brasil.

3) Qual é a importância do Brasil para o Airbnb no mundo?

Fiamma Zarife: O Brasil é um mercado muito importante para o Airbnb e continua sendo o maior mercado da América Latina em termos de anfitriões, anúncios e origem de hóspedes. Além disso, o Airbnb tem visto um aumento constante nas reservas no Brasil nos últimos anos. Os brasileiros não estão apenas viajando e redescobrindo o Brasil como hóspedes, mas abraçaram a ideia de ser anfitriões como uma fonte de renda extra significativa, tornando-se um motor de impacto econômico na indústria do turismo brasileira.

Como parte do nosso investimento no Brasil, estamos muito animados com as novas campanhas de marketing para inspirar as pessoas a viajar e tem sido ótimo ver isso gerando conversas positivas nas redes sociais e novos visitantes chegando na plataforma. Também estamos investindo na preservação cultural e natural em parceria com organizações, apoiando os esforços de restauração de recifes de coral, ao longo da Costa dos Corais, o replantio da vegetação de restinga nas praias do Rio de Janeiro, além de estabelecer parcerias com governos e entidades para promover viagens autênticas, sustentáveis e que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais. O projeto Airbnb Rotas é uma iniciativa que promove viagens autênticas e sustentáveis por todo o país — já são 10 rotas —, destacando destinos que valorizam a cultura local e contribuem para a economia das comunidades. 

4) O turismo vive um momento de crescimento. Qual o destino mais procurado no Brasil e o principal desafio da plataforma no país?

Fiamma Zarife: O Airbnb tem como missão ajudar as pessoas a manterem suas casas e tornar as comunidades mais fortes. Estamos comprometidos a trabalhar para que o turismo possa beneficiar a todos, desde proprietários de imóveis até os diversos setores da economia local. No Brasil, precisamos não só tornar o Airbnb mais conhecido entre as pessoas quando estiverem planejando suas viagens, mas destacar o impacto econômico que a plataforma traz para a indústria do turismo. Para 2024, Salvador, Rio de Janeiro e Maceió estão entre os destinos mais procurados por hóspedes do mundo todo. Já na preferência dos hóspedes brasileiros, Fortaleza, Salvador e Gramado aparecem como as cidades mais procuradas.

Quando olhamos para as tendências de viagem para a próxima temporada de férias, no meio do ano, cidades como Barretos (SP) e Americana (SP), famosas por sediar as renomadas festas de peão que ocorrem este ano em agosto e junho, respectivamente; Parintins (AM), onde acontece um festival folclórico; Olímpia (SP), que abriga um dos maiores parques aquáticos de águas quentes da América Latina; e Penha (SC), onde também está um dos principais parques temáticos da região, estão entre os dez principais destinos em alta no Airbnb para o período. Já para viagens internacionais no mesmo período, os destinos que estão em alta são Santiago (Chile), Ushuaia (Argentina), San Pedro de Atacama (Chile) e Nápoles (Itália).

5) No segundo semestre, o Brasil recebe mais uma edição do Rock In Rio, a plataforma planeja algo para esse momento em que o Rio de Janeiro espera receber turistas de diversos lugares?

Fiamma Zarife: As tendências de viagem para a próxima temporada de férias de meio de ano demonstram os eventos com uma grande força. O Rio de Janeiro aparece como um dos destinos mais procurados por hóspedes do mundo todo para 2024 e também é um dos destinos mais procurados para viagens em grupo. O Carnaval, que marcou o início dos grandes eventos de 2024, gerou um aumento de 136% nas buscas por acomodações realizadas por hóspedes de todo o mundo com destino ao Brasil.

Grandes eventos impulsionam o turismo no Airbnb. Com o anúncio oficial do show de Madonna no Rio de Janeiro, por exemplo, a plataforma registrou um aumento de mais de 1000% nas buscas na cidade feitas entre 25 e 27 de março de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023. São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza são os locais de origem da maioria dos hóspedes com reservas confirmadas. Buenos Aires, Santiago e Clermont-Ferrand destacam-se como as principais cidades de origem internacional. As cidades que recebem shows, festivais, eventos esportivos e grandes conferências registram um aumento expressivo no fluxo de turistas, o que oferece o momento perfeito para se juntar à comunidade crescente de anfitriões no Airbnb. Isso traz aos anfitriões que anunciam no Airbnb a possibilidade de ganhar renda extra em momentos estratégicos, ao mesmo tempo em que promovem o intercâmbio cultural e contribuem para o crescimento do setor de turismo.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.