Airbnb fecha parceria com Live Nation em festivais Lollapalooza pelo mundo
Marca irá oferecer experiências com artistas e especialistas da música
O Airbnb já entendeu que o território da música é uma excelente estratégia de comunicação com os seus usuários. Com isso, a plataforma anuncia a sua primeira parceria global com a Live Nation Entertainment, no mundo da música ao vivo. Segundo a marca, a ideia é oferecer experiências únicas em festivais do Lollapalooza em Berlim (Alemanha), Chicago (Estados Unidos), São Paulo (Brasil) e Mumbai (Índia).
O ponta pé inicial acontece neste próximo mês de julho, no Lollapalooza Berlim, apresentado pela Telekom, de 12 a 13 de julho de 2025. Os hóspedes poderão reservar experiências no Airbnb – muitas delas conduzidas pelos próprios artistas que se apresentam nos festivais – e ter acesso a um lounge exclusivo da marca nos locais onde os festivais acontecem. As experiências vão desde tutoriais de fotografia oferecidos por fotógrafos profissionais, visitas aos bastidores dos shows conduzidas pelos diretores do festival até apresentações intimistas de artistas e muito mais.
Para entender melhor como vai funcionar a parceria, a Billboard Brasil conversou com exclusividade com Dave Stephenson, diretor global de negócios do Airbnb, que revelou que não vamos ter que esperar até o Lollapalooza Brasil de 2026 para termos experiências por aqui, a plataforma já terá ações no The Town de 2025. Confira abaixo trechos da entrevista.
O Airbnb, através das suas experiências, vem construindo uma boa relação com o universo da música. Como vocês observam esse pilar de comunicação e como escolhem os eventos, shows e artistas que desejam apoiar?
Dave Stephenson: Acreditamos que a demanda por experiências baseadas em música e eventos é enorme. Uma pesquisa recente mostrou que quase metade (41%) dos brasileiros planeja viajar especificamente para acompanhar grandes eventos, com festivais de música (46%) e shows de artistas (44%) no topo das preferências. Trinta por cento mencionaram o festival Lollapalooza como motivo para viajar. Insights como esses impulsionam parcerias estratégicas que elevam e personalizam a experiência de viagem da comunidade. Anunciamos recentemente algumas Experiências no Airbnb incríveis em colaboração com artistas musicais globais como Megan Thee Stallion, Chance the Rapper e Sabrina Carpenter, entre outros. Essas experiências oferecem aos artistas uma plataforma única e autêntica para interagir criativamente com seu público, ao mesmo tempo em que proporcionam aos fãs uma maneira mais pessoal e significativa de se conectar com os artistas que admiram.
A Live Nation será a responsável por fazer a conexão com os artistas? Como funciona a parceria?
Dave Stephenson: A Live Nation é líder em entretenimento ao vivo, reunindo pessoas nos maiores festivais e shows ao redor do mundo. Agora, por meio da nossa parceria, o Airbnb e a Live Nation estão levando as coisas para um outro nível, oferecendo aos fãs da música experiências exclusivas no Airbnb que transformam um grande show em uma viagem ainda mais inesquecível.
O engajamento do público nas redes sociais é cada vez mais importante. Vocês vão trabalhar com influenciadores para levar um pouco dessa experiência para quem está do outro lado da tela?
Dave Stephenson: Temos feito parcerias com influenciadores do mundo todo para destacar o que torna o Airbnb único. Suas conexões autênticas e confiáveis com seus públicos – enraizadas em paixões em comum como viagens, música, gastronomia, cinema e esportes – ajudam a gerar conversas significativas e a construir uma comunidade. Esse engajamento não apenas amplifica a nossa marca, mas também reforça o Airbnb como a escolha ideal para viajantes que buscam estadias memoráveis, especialmente durante grandes eventos e festivais icônicos como o Lollapalooza.
Festivais de música também são palco para ações de grandes marcas. Como vocês vão trabalhar isso no lounge do Airbnb no Lollapalooza?
Dave Stephenson: Em vários festivais do Lollapalooza, os hóspedes no Airbnb poderão reservar experiências exclusivas diariamente no Airbnb – desde workshops com fotógrafos profissionais, passeios nos bastidores com diretores de festivais ou apresentações intimistas de artistas. Os hóspedes também terão acesso a um lounge exclusivo do Airbnb no local, tornando sua experiência no festival ainda mais inesquecível.
Além da conexão com a música, participar do festival também é uma estratégia para estar mais próximo do público jovem?
Dave Stephenson: Dados internos do Airbnb mostram que 75% dos usuários da Geração Z planejam suas viagens pelo app do Airbnb, e 60% afirmaram ter maior interesse em viagens mais curtas, de duas a seis noites – o período ideal para grandes eventos e festivais. É um sinal claro de que as tendências de viagem da Geração Z estão todas relacionadas a escapadas rápidas e repletas de experiências.
A cidade de Berlim será a primeira a receber as experiências da parceria do Airbnb com a Live Nation. Qual a expectativa e o que o público pode esperar?
Dave Stephenson: Globalmente, o Airbnb já lançou mais de 22.000 experiências, incluindo muitas focadas em música. Agora, em parceria com a Live Nation, estamos levando isso para o cenário global – começando em Berlim e expandindo para Chicago, São Paulo e Mumbai. No Lollapalooza Berlim, os visitantes poderão reservar uma experiência única no Airbnb com o artista do festival, DJ BUNT, incluindo um momento exclusivo após o show e uma apresentação privada em um local secreto no recinto do festival.
E para o Brasil? Podemos adiantar algo sobre que tipo de experiência o público brasileiro vai encontrar com o Airbnb?
Dave Stephenson: No Brasil, os viajantes já podem contar com pelo menos 400 experiências em mais de dez cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, e novas experiências serão adicionadas dia após dia na plataforma. Em muitas cidades, será possível encontrar também os Originais Airbnb, que são as experiências extraordinárias organizadas pelas pessoas mais interessantes do mundo e criadas especialmente para o Airbnb, incluindo, por exemplo, uma partida de vôlei de praia com a atleta olímpica Carol Solberg na praia do Leblon, ouvir as novas faixas do MC Cabelinho em uma festa, ou um jantar na mesa privada do Chef Rafa no Lasai, um restaurante premiado com estrela Michelin. Portanto, o público poderá aguardar por experiências no Airbnb desenvolvidas exclusivamente em decorrência desta parceria com o Lollapalooza. Mas, ainda este ano, teremos novas experiências para o The Town.