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Carolina Sevciuc, da PepsiCo: A música fortalece a associação da marca com a cultura

Carolina Sevciuc, da PepsiCo: A música fortalece a associação da marca com a cultura

Executiva fala sobre benefícios da IA nos negócios e de Doritos no Rock in Rio

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1Carolina Sevciuc SXSW

É inimaginável pensar no poder que a inteligência artificial pode ter em diferentes segmentos do mercado. Durante o SXSW (South by Southwest), que terminou neste final de semana na cidade de Austin, nos Estados Unidos, falou-se muito das transformações e soluções que essas ferramentas podem trazer para revolucionar os negócios e o mercado de trabalho.

Em entrevista exclusiva para a Billboard Brasil, Carolina Sevciuc, diretora de transformação digital da PepsiCo Brasil, comenta sobre como a AGI (inteligência artificial geral) chamou a sua atenção durante o festival –conseguindo fazer basicamente tudo o que um ser humano faz– e como a IA vai ajudar a criar soluções cada vez mais personalizadas trazendo resultados e experiências mais relevantes.

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Além disso, a executiva fala da relação das marcas da companhia com a música. Pelo quarto ano, Doritos estará presente no Rock in Rio. “Estar inserida nesse território, fortalece a associação da marca com a cultura e estilo de vida que aquele festival, evento ou gênero de música representa para as pessoas que estão envolvidas com ele”, diz. Acompanhe!

O que mais te chamou a atenção nesta edição do SXSW?

Foram muitos os assuntos que ficaram comigo depois do SXSW, mas o que mais me impactou e intrigou foi a questão da AGI, a “artificial general intelligence”, ou inteligência artificial geral. Essa seria uma espécie de estágio da inteligência artificial no qual as máquinas conseguem fazer basicamente tudo o que um ser humano faz e que está sendo buscado por uma série de empresas de tecnologia no momento, incluindo a OpenAI –empresa por trás do ChatGPT–, Amazon e Google. É um assunto que eu ainda estou digerindo e sobre o qual quero aprender cada vez mais. Se no estágio em que estamos em relação às tecnologias de inteligência artificial, o impacto em praticamente todas as indústrias e todas as esferas da nossa vida já é tão impressionante, caso a gente alcance a AGI as transformações são inimagináveis, diretamente de um filme de ficção científica. Mesmo que esse estágio não deva chegar tão cedo –alguns especialistas que palestraram no SXSW falam de 15 ou 20 anos até que a AGI seja alcançada–, é um assunto que com certeza vai ficar comigo por bastante tempo.

Quais você acredita que sejam os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para os negócios?

A IA é um recurso valioso e a gente já observa como ele vem impactando em vários setores e a relação com o consumidor é um deles. Com a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados, ganhamos agilidade para chegar a insights sobre o comportamento do consumidor que antes tomaria o dobro de tempo e dedicação. A partir disso, podemos criar soluções personalizadas e para um público-alvo mais preciso, que vai resultar em experiências mais relevantes.

A maneira de interagir com os clientes também vem sendo altamente influenciada pela IA, exemplo disso são os chatbots e assistentes virtuais, que oferecem atendimento quase que full time, atendendo às demandas de forma instantânea. Com isso, acredito que um dos principais ganhos da IA é a possibilidade que ela nos traz de automatizar processos pouco estratégicos e nos permitir dedicar tempo e recurso para atividades mais criativas e inovadoras. Como resultado, as companhias ganham melhora na sua eficiência operacional e maior percepção de valor agregado ao negócio.

Algumas marcas de PepsiCo têm forte relação com a música e tem esse asset como pilar de comunicação. Como vocês observam esse retorno e quais as estratégias para este ano?

Na PepsiCo, temos marcas como Doritos e Pepsi que têm maior conexão com esse universo da música e dos festivais, e usam ambos como um canal de comunicação e aproximação com os seus consumidores. Estar inserida nesse território, fortalece a associação da marca com a cultura e estilo de vida que aquele festival, evento ou gênero de música representa para as pessoas que estão envolvidas com ele. Acredito que uma tendência forte e inovadora com relação a marcas e música, são os desdobramentos de propósito que elas têm entregado nessas oportunidades como, por exemplo, tornando esses espaços mais acessíveis para pessoas com deficiência e fomentando iniciativas de sustentabilidade. Doritos, que já participou do Rock in Rio três vezes e também estará presente no festival esse ano, é um exemplo de marca que vem atuando nesse sentido.

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