Você está lendo
Carnavalesco Tarcísio Zanon: ‘Pisar na Sapucaí é sempre muito sagrado’

OFERECIDO POR

Carnavalesco Tarcísio Zanon: ‘Pisar na Sapucaí é sempre muito sagrado’

Avatar de Billboard Brasil
Carnaval Beefeater
Carnaval Beefeater

Quatro vezes campeão do Carnaval carioca, o carnavalesco Tarcísio Zanon foi o responsável pela criação das alegorias do desfile do Bloco Beefeater, que desfilou na Sapucaí, em 2025.

Além de levar Beefeater para a avenida, neste ano Tarcísio Zanon também assinou o desfile da Viradouro, com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que conquistou o quarto lugar entre as campeãs. Com a agremiação niteroiense, ele foi campeão nos anos de 2020 e 2024.

VEJA TAMBÉM
Beija-Flor campeã do Carnaval 2025 (redes sociais)

Carnavalesco Tarcísio Zanon desfila na Sapucaí (redes sociais)
Carnavalesco Tarcísio Zanon desfila na Sapucaí (redes sociais)

Em entrevista à Billboard Brasil, Tarcísio falou sobre o desenvolvimento das alegorias do Bloco Beefeater e também de sua atuação no Carnaval carioca. Confira!!

Tarcisio, ao criar alegorias para uma marca como o gin Beefeater, como você se inspira para incorporar o espírito da marca no seu trabalho?
Sempre que entro em um projeto artístico, busco entender toda história por trás. E com Beefeater não foi diferente. Fomos pesquisar tudo, de Londres até aqui para conseguirmos entregar o melhor possível dentro do DNA da marca.

Você tem alguma experiência ou lembrança marcante relacionada à cultura do Carnaval que te ajudou a construir essa narrativa?
Falar das mulheres da nossa cultura é sempre um orgulho muito grande. Já fui campeão na avenida homenageando histórias femininas e isso me dá ainda mais motivação para viver essa experiência.

Musas Beefeater: Mayara Lima, Maria Mariá, Érika Januza e Mari Mola  (divulgação)
Musas Beefeater: Mayara Lima, Maria Mariá, Érika Januza e Mari Mola  (divulgação)

Pode contar um pouco sobre o seu processo de criação?
Primeiro, faço uma imersão na história para entender cada detalhe do que quero abordar. Depois, passo para a parte mais técnica da execução e por aí vamos criando.

 A colaboração é essencial no Carnaval. Como você trabalha com sua equipe para transformar suas ideias em realidade?
Ninguém faz nada sozinho. Ainda mais no Carnaval. É um processo que envolve muita gente e morro de orgulho de poder contar com tanta gente boa ao meu lado.

Quais temas ou elementos você explorou nas alegorias para este desfile?
A gente vive pensando em ideias ousadas, mas temos que encaixar dentro da proposta técnica e logística do que temos para apresentar. Buscamos trazer elementos que sempre remetem às pessoas e ao consumo de gin e, consequentemente, de uma marca tão forte como a Beefeater.

Carnaval BeefeaterComo você equilibra a tradição do Carnaval com a modernidade que uma marca como Beefeater representa?A proposta dessa ação traz bem isso. Reforçar a modernidade da marca, mas honrando as suas próprias tradições aliadas a história do Carnaval carioca e as tradições do mesmo. Conseguir reunir tudo isso em uma única proposta foi a nossa grande missão.

 Qual foi o maior desafio que você enfrentou ao criar alegorias para um desfile temático e como você superou isso?
O desafio é encaixar a proposta da marca com o tempo de 10 minutos que tínhamos da ação. Mas com o alinhamento com o time de marca Beefeater as coisas funcionaram bem para que pudéssemos entregar algo dentro do DNA esperado.

 Existem referências inesperadas que você encontrou durante a pesquisa que acabaram influenciando o seu trabalho?
Sempre surgem referências das mais diversas possíveis e gosto disso porque amplia nosso leque criativo também. Tudo ao redor influencia muito. E é maravilhoso poder reunir tanta história em um projeto como esse.
Carnaval Beefeater tamborim

De que forma você espera que o público reaja às suas alegorias?
Pisar na avenida, pisar na Sapucaí é sempre muito sagrado. A minha expectativa era que as pessoas sentissem a homenagem às mulheres do samba que estão sendo ali representadas por grandes nomes que fazem muito hoje pelo nosso Carnaval também.

 Se pudesse fazer um convite especial ao público, qual mensagem você gostaria de transmitir com suas criações?
Que conheçam cada vez mais a nossa cultura. Que possam valorizar ainda mais os nomes por trás da festa. E que busquem se conectar com essa homenagem a grandes mulheres do nosso Carnaval.

Onde você se vê nos próximos anos em termos de suas criações carnavalescas? Algum projeto dos sonhos que você ainda gostaria de realizar?
Sempre temos projetos dos sonhos. Quem sabe não vem mais uma ação impactante por aí?! Fico feliz de poder contribuir com meu trabalho para uma marca gigante e global como a Beefeater.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.