O segundo dia do Camarote Expresso 2222 foi marcado por encontros, homenagens e declarações de amor à música baiana. Francisco Gil, vocalista dos Gilsons, chegou acompanhado da filha, Sol de Maria, e da mãe, Preta Gil, que, após sua recuperação, celebrou a noite especial no coração do carnaval baiano.
“O Carnaval de Salvador é essa fonte de tudo para a gente, mas principalmente de vida!”, destacou Francisco Gil, emocionado.
Em um ano emblemático para a música baiana, que celebra os 40 anos do axé music, o músico relembrou como o gênero foi determinante na sua formação musical.
“Tudo começou aqui. Tudo que eu entendo como música, desde molequinho, foi o que vi nos trios elétricos: as percussões, os tambores, a energia da massa. Era isso que me fazia ficar louco”, contou.
O cantor também revelou à Billboard Brasil que está finalizando seu segundo álbum solo, previsto para 2025, além de prometer novos lançamentos com os Gilsons.
Já João Gil, outro integrante da banda, reforçou a conexão do grupo com o axé:
“O axé é um ritmo que a gente cresceu ouvindo e um ponto de encontro para nós três. Cada um tem um gosto musical diferente, mas o Axé sempre esteve presente. Foram muitos carnavais, muitas histórias e muitos artistas que a gente ama. Esses 40 anos são super bem vividos e uma grande inspiração para nós”, explicou.
Música, sofrência e o groove do axé
A noite no Expresso 2222 começou com muito swing e sofrência, sob o comando de Jô Barros, que levantou o público com um repertório recheado de clássicos do arrocha.
“Minhas maiores referências são Daniela Mercury e Margareth Menezes, mas o arrocha tem seu espaço no Axé”, afirmou. “O Axé é um movimento, não apenas um ritmo. E a gente ‘gruva’ no Arrocha, que também é a música do povo.”
Em seguida, a banda Sambaiana, residente do camarote, recebeu JotaPê, vencedor de três Grammy Latinos, para sua estreia no Carnaval de Salvador. O cantor paulista destacou a importância da música baiana:
“A música brasileira não seria o que é sem a música baiana. O Axé é fundamental para tudo que fazemos no Brasil”, afirmou à Billboard Brasil.
Johnnie Walker e a experiência no Expresso 2222
Além dos shows memoráveis, a segunda noite do Expresso 2222 também contou com a presença de Preta Demais, influenciadora convidada pela Johnnie Walker, que compartilhou sua história de amor com o Carnaval de Salvador:
“Minha primeira vez foi na pipoca, eu era universitária, vim com R$ 10 no bolso e a vontade de ser feliz. Me apaixonei!”, relembrou. “Mas este ano está ainda mais especial. Estou feliz de estar aqui com uma marca que eu gosto e acredito. Temos muitos dias de festa ainda, mas as expectativas já foram superadas!”.
A influenciadora também entrevistou Maurício Sacramento, DJ, produtor cultural e idealizador da Batekoo, que reforçou sua conexão com o Expresso 2222.
“Eu amo esse camarote. Aqui estão os artistas e criativos que estão construindo a cena junto comigo, dentro e fora do Carnaval”, destacou.
Com uma programação intensa e encontros marcantes, o Expresso 2222 segue como um dos espaços mais vibrantes e influentes do Carnaval de Salvador.