Calcinha Preta, balé e pizza: a história de MC Luuky que bomba nos charts
O cantor é uma das novas vozes do funk paulista
Entre as revelações de 2024 está MC Luuky. Aos 22 anos, o cantor é um dos destaques dos charts, atualmente ocupando o 3 lugar do Billboard Artistas 25. Quem vê o funkeiro nos clipes ostentando com sua pose de marrento, talvez não imagine que o responsável por dar vida a esse “personagem” seja uma pessoa humilde, tímido, fã de Calcinha Preta e que até já se aventurou no balé.
Lucas Avelar da Silva nasceu e foi criado no bairro Jardim Leme, em Taboão da Serra, Grande São Paulo. Desde criança, ele sentia que tinha uma veia artística. “Sempre gostei de arte, cantar e dançar até sabe já fiz balé”, disse em entrevista à Billboard Brasil.
A música sempre esteve presente em sua vida. Vindo de uma família maranhense, o forró dominava o rádio da casa. Ele, inclusive, é fã declarado de Calcinha Preta e Aviões do Forró. “Fui em show deles quando era pequeno e pude conhecê-los.”
Apesar do gosto pelo ritmo tipicamente nordestino, MC Luuky — sim, antes ele tinha outro nome artístico — se lançou no funk. Sua primeira música foi lançada em 2009, aos 7 anos, mas ele acabou não seguindo na carreira por muito tempo. A morte do MC Daleste (1992-2013) o abalou profundamente, e ele chegou a pensar em desistir da vida de cantor.
Motivado pela história do seu ídolo da época, e atualmente seu empresário, o MC Don Juan, Lucas, agora como MC Luuky, voltou a focar no sonho de viver de música em 2017. Ele também é empresariado por MC Ryan SP.
Antes de estourar, o jovem já foi ajudante de pedreiro e pizzaiolo. De origem humilde, ao conquistar seu primeiro cachê, ele não fez grandes luxos e preferiu ajudar a família. “Acabei comprando uma televisão, eu não tinha em casa, foi muito gratificante para mim”, revela o MC.
Sua ascensão como funkeiro veio em 2023, com “Desacato”, sucesso que conta com mais de 37 milhões de visualizações no YouTube. Depois disso, ele decolou como foguete para o topo das paradas. Só no Billboard Brasil Hot 100, o cantor conta com 5 músicas entre as mais ouvidas do país
- “Malvadinho” feat. DJ JB Mix (#3)
- “Nem Ligo Pro Amor” feat. Oldilla (#16)
- “300 no 7” com MC GP e MC Jvila (#20)
- “Mó Fita” com DJ Victor, MC Tuto e MC Kadu (#95)
- “Let’s Go 5” com MC IG, Ja Rule, MC Don Juan, MC GP, MC Kadu, MC Luki, MC Marks, MC PH, MC Poze do Rodo, MC Ryan SP, MC Tuto e Traplaudo (#53)
Com tanta coisa mudando, MC Luuky confessa que ainda se assusta com os efeitos da fama e a rápida ascensão de sua carreira. “[Me assusta] um pouco pela proporção que está tomando. É um bagulho que, às vezes, eu fico meio com o pé atrás.”
“Sou receoso, tenho medo de dar errado ou até mesmo falar algo que não posso. Sou muito imaturo nessa coisa de ser famoso, ainda não caiu a ficha para mim”, assume.
‘Menor do Desacato’
Dando mais um passo na sua trajetória, Luuky lançou na última terça-feira (3) seu álbum de estreia, “Menor do Desacato”. O nome faz menção ao seu primeiro hit e o apelido que ele ganhou com o sucesso.
O disco tem 14 faixas e participações especiais de nomes como MC Livinho, MC IG, MC Tato e MC Hariel. A produção é assinada por DJ Perera, DJ Murillo e LT no Beat.
Mesmo com um projeto recém-lançado, o MC já está de olho novos projetos e também está se jogando em outros gêneros musicais. De olho no Carnaval, ele já tem músicas gravadas com Kevi Jonny, Henry Freitas, Felipe Amorim e Leo Santana. Mas o feat dos sonhos dele é com a galera do sertanejo, especialmente com os irmãos Henrique e Juliano. “Eu admiro muito eles”, conclui.