Assassina de Selena Quintanilla quebra o silêncio em novo documentário
Yolanda Saldívar, presa nos Estados Unidos, atirou nas costas da amiga em 1995
Quase 30 anos depois do assassinato de Selena Quintanilla, em 31 de março de 1995, o caso ganha um novo documentário. “Selena e Yolanda: Os Segredos Entre Elas”, da Oxygen True Crime, explora o relacionamento da cantora com Yolanda Saldívar.
A ex-enfermeira era amiga, sócia e presidente do fã-clube da cantora. Condenada à prisão perpétua, ela será elegível para liberdade condicional em 30 de março de 2025.
Selena, morta aos 23 anos, a confrontou após descobrir um desvio de US$ 30 mil de suas lojas de roupa. Yolanda atirou nas costas da cantora de “Bidi Bidi Bom Bom”.
A nova série documental examina a história sob a perspectiva de Yolanda: são as primeiras que ela concedeu em inglês diante das câmeras em mais de 20 anos.
“Acho que é hora de contar a verdadeira história”, afirmou Yolanda no trailer –assista aqui. “Eu estava com medo, eu estava assustada. Eu sabia dos segredos dela, e acho que as pessoas merecem saber a verdade.”
Familiares também deram depoimentos e compartilharam documentos inéditos no caso. Autoridades como os detetives da investigação e o negociador de refém que trabalhou com Yolanda por nove horas após a morte de Selena também deram entrevistas.
Defesa de Yolanda
Na época, o advogado da ex-enfermeira argumentou que a cliente estava apenas agitando a arma quando disparou e atingiu Selena.
A arma teria sido comprada por Yolanda para se proteger do empresário e pai da cantora, Abraham Quintanilla Jr., que a teria assediado. Ela devolveu a arma dias após comprá-la, mas voltou à loja em 26 de março e a comprou novamente.
Funcionários do hotel testemunharam que viram a cantora fugindo do quarto depois de ser baleada e que Yolanda apontava a arma para a amiga.
Selena Quintanilla foi morta antes do lançamento de seu primeiro álbum em inglês, “Dreaming of You”. O disco estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200 em agosto de 1994 e ficou nos charts por 49 semanas.