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Por quê os artistas latinos, que ditam rumos na música pop, não estão no Grammy?

Por quê os artistas latinos, que ditam rumos na música pop, não estão no Grammy?

Ludmilla Correia, pesquisadora do gênero na Billboard Brasil, explica

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No Grammy de 2023, o ato de abertura ficou a cargo de Bad Bunny. O artista porto-riquenho é um dos maiores fenônemos da música mundial e, não bastasse sua discografia milionária em vendas, é um dos maiores influenciadores da indústria. Seja pelo estilo imagético que conduz suas redes sociais ou pelo próprio estilo musical que reinventa a cada lançamento: reina e dita rumos, assim como o “gênero” latino que comanda. Pois o convite da academia ao artista para o palco da maior premiação da indústria musical foi ofuscada por um momento específico que é uma das respostas para a pergunta do título. Nenhum dos pesos pesados latinos da indústria estão nas categorias mais importantes da noite. O Grammy tem cerimômonia marcada para este domingo (4), a partir das 21h30.

“A premiação já tem um certo histórico de farpas. No momento em que ele cantava ‘El Apagon’, a transmissão da CBS não exibiu legendas, mas uma mensagem ‘signing in non-English’ [cantando em língua que-não-a-nossaem tradução livre]. Cara, qual seria o trabalho de legendar o homem? E ele é um dos maiores astros da indústria e cantando em espanhol. O máximo que ele faz com a língua inglesa são brincadeiras pontuais em alguns versos. Mas muito diferente de como fazem Karol G e J Balvin. Ele bate na tecla de que não vai cantar em inglês para ser aceito” introduz Ludmilla Correia, pesquisadora do perreo, cumbiatón e reggaeton e, também, repórter aqui na Billboard Brasil.

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A repercussão do fato foi relevante. Mas a estatura da resposta é um tanto histórica: o artista, nos dias subsequentes à apresentação, já estava na publicação norte-americana “Vanity Fair” dizendo que o que aconteceu tinha sido obviamente “uma merda” e que “seria feio [por parte da academia] admitir que foi algo normal”.  Basicamente, um dos maiores vendedores de música da indústria estava forçando o Grammy a declarar-se como culpada e, mais adiante, responsável por um ato que resume as relações na indústria: essa contra-ofensiva para com o avanço de novas tecnologias e materiais de uma identidade que parece surgir atropelando o mercado cuja premiação nasceu para certificar o impacto cultural de uma indústria musical específica: a norte-americana.

E a música desse gênero rolutado “latino” é lucrativa: em 2022, ultrapassou US$ 1 bilhão em vendas pela primeira vez; em 2023, oito músicas do gênero chegaram ao número um no Spotify, 90 entraram no Billboard Hot 100 e “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny, foi o álbum do ano, mesmo tendo sido lançado em 2022.

No primeiro semestre de 2023, o gênero já era 7,5% do mercado americano. “¿Quién dijo que no, que no puedo? Yo hago lo que me dé la gana!”, como diria Bad Bunny em “EL MUNDO ES MÍO”.

Isso foi pouco. Para o Grammy, foi pouco. Em 2024, apremiação não considerou o ano de 2023 como suficiente para que Peso Pluma, Rauw Alejandro, Karol G ou Bad Bunny estivessem pelando por prêmios nas categorias mais importantes da noite mais importe da música norte-americana, aquela que se comportante de forma extremamente protecionista, como faz em todos as esferas em que atua.

“Quem estuda o gênero, os mais otimistas, acreditava que o ano de 2023 ia ser impossível de ser ignorado. É impossível não falar do Peso Pluma e, mais do que isso, é impossível não falar de todos esses movimentos latinos no mercado. Ele [o Peso Pluma] é um gênio: ele transformou o gênero conhecido como regional mexicano e o transformou em um fenômeno mundial no mercado da música pop. O Grupo Frontera tem uma parceria com o Bad Bunny, “UN X100TO”, tem mais de 600 milhões de visualizações e conquistou uma versão em português na voz de Anitta e Menos É Mais, ainda não lançada”, aprofunda Ludmilla.

A jornalista também chama a atenção para o fenômeno Karol G. “Ela bateu de frente com Beyoncé e Taylor Swift no mercado. Uma das turnês mais lucrativas do ano passado e esgotou três dias no estádio Santiago Bernabeu, na Espanha. É histórico!”, finaliza.

O Grammy não acha. Mas, ao que parece, la cuenta vai chegar.

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Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
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