Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

As marchinhas de sucesso na voz de Silvio Santos

Apresentador e empresário morreu aos 93 anos

Silvio Santos morre aos 93 anos

Divulgação/SBT

Silvio Santos, que morreu aos 93 anos neste sábado (17), marcou a história da TV brasileira com suas marchinhas. O apresentador gravava as músicas e as lançava no programa.

A primeira marchinha de Silvio foi “Índio Quer Dançar”, para o álbum “Carnaval 66”. A canção foi lançada em 1965,

Entre as marchinhas politicamente incorretas hoje estavam “Tanque Cheio”, que cantava: “nunca viu carro andar sem gasolina, nem festa de pobre que não tenha pinga”.

Em “Marcha do Barrigudinho”, ele cantava: “O homem pode ser careca, baixinho e barrigudo/Mas se tiver dinheiro, ele está com tudo”.

Em 1969, Silvio Santos ganhou o título de melhor marchinha com uma homenagem ao Corinthians, “Transplante de Corinthiano”. “Doutor, eu não me engano/Meu coração é corinthiano”.

“A Pipa do Vovô” foi uma das mais famosas, composta por Manoel Ferreira e Ruth Amaral, lançada em nos anos 1980.

Outras marchinhas estão “Dig Dim” (1970), “A Bruxa Vem Aí” (1971) e “Marcha do Cachorro” (1973).

Ouça “A Pipa do Vovô”, marchinha cantada por Silvio Santos:

Despedida

Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado com H1-N1. A notícia foi confirmada pelo SBT, em uma nota oficial. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros”, diz a nota.

Além do SBT, Silvio deixou um império –e, desde sempre, demonstrou talento para os negócios. Segundo lista da Forbes de 2023, seu patrimônio era estimado em R$ 1.6 bilhão. Em 1958 foi fundado o Grupo Silvio Santos, e seu primeiro negócio foi o Baú da Felicidade.

O apresentador também teve papel importante na música brasileira. As marchinhas eram presença frequente na programação do SBT, sendo “A Pipa do Vovô” uma das mais famosas, composta por Manoel Ferreira e Ruth Amaral e lançada em nos anos 1980. Ele também manteve, durante muitos anos, o quadro “Qual É a Música?”, competição musical que marcou o “Programa Silvio Santos”. Sua história também virou samba-enredo. Silvio foi homenageado pela escola de samba Tradição, no Carnaval de 2001.