fbpx
Você está lendo
‘Qual É a Música?’: competição musical marcou trajetória de Silvio Santos

‘Qual É a Música?’: competição musical marcou trajetória de Silvio Santos

Apresentador morreu aos 93 anos neste sábado (17)

Avatar de Billboard Brasil
Pablo era dublador do 'Qual é a música?', comandado por Silvio Santos

Silvio Santos deixou um legado na história da televisão brasileira e também na música. O apresentador, que morreu aos 93 anos neste sábado (17), teve sucesso inicialmente como quadro “Qual É a Música?”, exibido em várias épocas no “Programa Silvio Santos”, e depois ganhou um horário próprio na programação.

A competição foi exibida em várias fases ao longo dos anos: de 1976 até 1991; de 1999 a 2002, em 2005 e entre 2007 e 2008.

Veja também
Silvio Santos e Raul Seixas tiveram relação de altos e baixos

O “Qual É a Música?” tinha um esmero com o cancioneiro nacional como poucos programas vistos. O repertório era composto por sucessos da ocasião, mas havia um “recheio” de clássicos da bossa nova e do samba, por exemplo. “Upa Neguinho”, hit na voz de Elis Regina, volta e meia aparecia por lá. Não é à toa que os principais vencedores da competição eram aqueles que tinham um conhecimento musical amplo.

Ronnie Von era o campeão, com 25 vitórias, seguido por Silvio Brito, com 24, além de Gretchen (22) e Nahim (20). É claro que, de vez em quando, Silvio dava uma colher de chá aos participantes. “Quando a Patotinha participou do programa, nos anos 1980, ele sempre virava a ficha com o nome da música para o nosso lado para que a gente pudesse adivinhar”, entrega Katia Maranhão, uma das integrantes do grupo pop juvenil.

Outra qualidade do programa estava na contratação de vocalistas talentosos que surgiam na primeira fase da competição, quando os candidatos tinham de completar a frase das músicas. Um deles, Ary Sanches, foi ídolo da jovem guarda. Djalma Lúcio, chegou a seguir em carreira solo como cantor romântico.

Outro personagem marcante do “Qual É a Música?” foi Pablo. O ator, de cabelos loiros, lisos e rosto pintado, ficou popular por traduzir os sucessos tocados no quadro.

Despedida

Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado com H1-N1.

A notícia foi confirmada pelo SBT, em uma nota oficial. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros”, diz a nota.

Além do SBT, Silvio deixou um império –e, desde sempre, demonstrou talento para os negócios. Segundo lista da “Forbes” de 2023, seu patrimônio era estimado em R$ 1.6 bilhão. Em 1958 foi fundado o Grupo Silvio Santos, e seu primeiro negócio foi o Baú da Felicidade.

O apresentador também teve papel importante na música brasileira. As marchinhas eram presença frequente na programação do SBT, sendo “A Pipa do Vovô” uma das mais famosas, composta por Manoel Ferreira e Ruth Amaral e lançada em nos anos 1980.

Sua história também virou samba-enredo. Silvio foi homenageado pela escola de samba Tradição, no Carnaval de 2001.

billboardiconazul
Billboard Brasil

Site oficial da BillBoard no Brasil. A Billboard é a marca musical mais influente do mundo, construído sobre o mais completo e respeitado banco de dados de paradas em todos os gêneros musicais. O As paradas da Billboard definem o sucesso na música.

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.