Antes da revolução da música latina com Bad Bunny e Rosalía havia Sergio Mendes
Revista elogiou impacto internacional do pianista com bossa-nova e MPB
A morte de Sergio Mendes aos 83 anos foi amplamente divulgada pela imprensa internacional nesta sexta-feira (6). O pianista, um dos principais divulgadores da bossa-nova e da MPB ao redor do mundo, teve complicações de saúde e morreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava.
Entre as homenagens, a “Variety” destacou a importância de Sergio Mendes na música latina. “Muito antes da atual revolução da música latina com Bad Bunny e Rosalía, ou da fascinação hipster pela tropicalia, havia Sergio Mendes”, escreveu a revista.
“Durante décadas, Mendes definiu como o público americano ouvia e digeria a música brasileira, primeiro como parte da banda do influente compositor e guitarrista de bossa nova Antônio Carlos Jobim, e depois com seu grupo Brasil ’66”.
“Com seu toque delicado para samba, jazz e o pop cosmopolita contemporâneo, Mendes criou uma série de sucessos como ‘Goin’ Out of My Head’, covers de músicas dos Beatles como ‘Fool on the Hill’ e sua versão clássica da composição de Jorge Ben, ‘Mas Que Nada'”, escreveu o jornalista A.D. Amorosi.
“Após a década de 1960 e até o presente, Mendes permaneceu um titã do som pop/jazz brasileiro, com tudo, desde sua produção e arranjo de ‘Brazilian Romance’ de Sarah Vaughan e filmes animados sobre sua terra natal, como ‘Rio’ (2011)”.
Brasileiro recordista
O pianista é o brasileiro com mais músicas no Hot 100, com 14 entradas. Suas melhores posições, em 4º lugar, aconteceram em duas épocas: em 1968 com “The Look of Love” e “Never Gonna Let You Go” em 1983.
- “Mais que nada” (#47, 1966);
- “Constant Rain” (#71, 1967);
- “For Me” (#98, 1967);
- “Night and Day” (#82, 1967);
- “The Look of Love” (#4, 1968);
- “The Fool on the Hill” (#6, 1968);
- “Scarborough Fair” (#16, 1968);
- “Pretty World” (#82, 1969);
- “(Sittin’ On) the Dock of the Bay” (#66, 1969);
- “Wichita Lineman” (#95, 1969);
- “Rainbow’s End” (#53, 1983);
- “Never Gonna Let You Go” (#4, 1983);
- “Olympia” (#58, 1984);
- “Alibis” (#29, 1984).