Além de Anitta: os outros brasileiros indicados ao Grammy 2025
Hamilton de Holanda, Milton Nascimento e Eliane Elias completam o bonde brazuca
Anitta chegou com o funk no Grammy 2025, mas a edição deste ano da premiação também trouxe outros nomes brasileiros. Do jazz ao chorinho, artistas como Milton Nascimento, Hamilton de Holanda e Eliane Elias também se destacaram.
O mineiro Milton Nascimento chega ao Grammy com o álbum feito em parceria com Esperanza Spalding —o disco “Milton + esperanza” foi lançado em uma edição especial do NPR Tiny Desk e concorre na categoria melhor álbum vocal de jazz.
Pouco conhecida do público brasileiro, Eliane Elias já venceu dois Grammys (além de mais dois da edição latina) com seu trabalho no jazz e ao piano. Ao todo, ela soma 13 indicações ao prêmio. Este ano, ela concorre com “Time And Again” na categoria melhor álbum latino de jazz.
O bandolinista carioca Hamilton de Holanda conseguiu emplacar seu duo com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba intitulado “COLLAB” —o disco abre com “Incompatibilidade de Gênios”, clássico de João Bosco e Aldir Blanc. Essa é a primeira indicação dele ao Grammy após 12 indicações ao Grammy Latino (ele também oncorre em melhor disco latino de jazz).
Já Anitta foi indicada com o álbum “Funk Generation“ na categoria melhor álbum de pop latino.
O álbum, lançado em abril deste ano, e também é destaque no Grammy Latino, prêmio em que a brasileira foi indicada em duas categorias: gravação do ano com a faixa “Mil Veces” e melhor interpretação urbana em língua portuguesa com “Joga Para Lua”, parceria com Dennis e Pedro Sampaio.