fbpx
Você está lendo
A onda punjabi: intercâmbio musical entre Índia e Canadá ganha força

A onda punjabi: intercâmbio musical entre Índia e Canadá ganha força

Apesar das tensões diplomáticas, uma onda inovadora vem apagando fronteiras

Avatar de Yuri da BS
FDB2 1

A história da música punjabi está sendo escrita no Canadá. Uma onda inovadora de artistas da diáspora vem apagando as fronteiras entre gêneros e quebrando recordes.  A música Punjabi emergiu por mérito próprio, com gravadoras como a Mass Appeal, de Nas, lendário rapper de Nova York, e a Universal Music unindo forças para destacar a música tanto na Índia quanto na América do Norte. 

Este ano, o cantor e ator Diljit Dosanjh tornou-se o primeiro artista a se apresentar no Coachella totalmente em punjabi –idioma falado em partes da Índia e do Paquistão.

VEJA TAMBÉM
Natasha Bedingfield

Com sua enorme população e uma indústria cinematográfica e musical mega lucrativa, a Índia é um dos principais mercados de entretenimento do mundo. E o fenômeno, além de indiano, é também canadense. Diplomaticamente, a relação entre os dois países está repentinamente volátil, mas isso não diminuiu o poder da música.

Há mais de 2,5 milhões de pessoas de origem sul-asiática no Canadá e elas são responsáveis por algumas das músicas mais populares em ambos os lados do mundo. Três das dez músicas mais tocadas na Índia em 2022 foram feitas por artistas canadenses.

No Spotify, a música mais reproduzida do ano foi “Excuses”, de AP Dhillon, Gurinder Gill e Intense, que ganharam destaque na Colúmbia Britânica. O Canadá, onde os artistas se expressam livremente e misturam influências culturais de forma fluida, está se revelando um terreno fértil para um movimento internacional de música que atravessa gêneros.

Coletivamente, artistas como AP Dhillon, Gurinder Gill, Karan Aujla, Jonita Gandhi e Ikky continuam acumulando bilhões de reproduções no Spotify e YouTube e se apresentando nos maiores palcos do país. Eles estrelaram documentários, colaboraram com estrelas do hip hop como YG e transformaram audiências que talvez não falassem uma palavra de Punjabi em fãs ardorosos da noite para o dia.

Esta história estrela a capa da primeira edição da Billboard Canada. Para ler a história completa, acesse o site da Billboard Canada (em inglês)

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.