Conheça Eloise Matos, a responsável por ditar o futuro do Carnaval de São Paulo
A comunicadora é a narradora oficial das notas das escolas de samba da capital


Depois de toda a folia e animação dos desfiles no Sambódromo do Anhembi, vem a tensão para saber quem é a campeã, além das movimentações no grupo especial e de acesso. A cada “Nota 10”, o coração dos carnavalescos bate mais forte. A missão de fazer esse anúncio e narrar as notas está sob a responsabilidade de Eloise Matos.
Aos 51 anos, a comunicadora natural de São Paulo é a narradora oficial das notas do desfile das escolas de samba da cidade desde 2024. Ela é a primeira mulher a ocupar esse posto, que antes era ocupado por Antonio Pereira da Silva, o emblemático Zulu, que foi a voz do Carnaval paulistano por 30 anos e recentemente se aposentou.
A história de Eloise Matos com a folia começou ainda na infância. Aos 7 anos, ela saiu na ala das baianas e também já foi porta-bandeira mirim. “Minha mãe sempre frequentou as escolas de samba. Ela me levava e, claro, como criança, acabei me envolvendo”, recordou em entrevista à Billboard Brasil.
Apaixonada por música e dona de uma voz suave e marcante, antes de ser locutora das notas do Carnaval, a paulistana começou sua jornada no rádio no final dos anos 1980. Por meio da equipe da Chic Show, ela teve uma passagem especial no programa Black in Love.“Fiz a voz de uma aeromoça. Eu fazia a chamada para o próximo bloco que trazia músicas românticas. Esse foi o meu primeiro contato com a rádio, onde me apaixonei”, lembra.
Eloise se formou radialista em 1994 pelo SENAC e, posteriormente, se especializou na UNINOVE. No ano seguinte, ela ingressou em uma emissora de rádio e logo ficou popularmente conhecida entre os amantes do samba. Há 30 anos, a locutora empresta sua voz para momentos e atividades diversas.

Seu primeiro trabalho com o Carnaval aconteceu em 1990, ao lado de Zulu, durante uma apresentação da UESP (União das Escolas de Samba de São Paulo). “Ele sempre foi uma pessoa muito carinhosa, me recebeu super bem e me deu apoio. Tenho um carinho imenso por ele”, diz.
O convite para que Eloise se tornasse a voz oficial da apuração do Carnaval veio pelas redes sociais em 2023. No ano seguinte, a equipe da Liga do Carnaval de São Paulo entrou em contato com ela, querendo fazer uma proposta. “Até aí, nunca passou pela minha mente que seria para narrar as notas na apuração. Fiquei lisonjeada com esse convite. Aceitei na hora o desafio”, conta.
LEIA MAIS: Carnaval: escolas do Rio levam multas que chegam a R$ 830 mil
“Conhecemos a Eloise há muito tempo, por conta do trabalho dela na rádio, principalmente em programas que valorizam o samba”, conta Jairo Roizen, gerente de comunicação da Liga de Carnaval de São Paulo, em entrevista à Billboard Brasil. “Ela é um nome conhecido, não só para nós da Liga das Escolas de Samba, mas para todo mundo que curte o gênero. A escolha dela foi devido a essa voz marcante e por ela ser uma pessoa com identidade do samba e do carnaval”, ressaltou ele.
Responsável por conduzir um rito essencial para os amantes da festa popular, a comunicadora faz o possível para se preparar. “Procuro me manter calma, claro que tem aquela adrenalina que faz parte da profissão. O momento de apuração é tão tenso, onde todo mundo está brigando pelas notas”, disse ela.
Quando não está na agitação do Carnaval ou nas ondas sonoras do rádio, Eloise Matos ainda vive o mundo da música. “Ela faz parte da minha vida, seja no trabalho ou fora dele. Além do samba, gosto muito de R&B e músicas internacionais”, revela.