Você está lendo
Bloco da festa ¡SÚBETE! prova que brasileiros consomem Reggaeton

Bloco da festa ¡SÚBETE! prova que brasileiros consomem Reggaeton

Segundo a SP Turismo aproximadamente 6 mil pessoas acompanharam o trajeto

Avatar de Ludmilla Correia
Bloco da Subete

Dizem por aí que o Brasil não consome Reggaeton, mas esse mito foi por água a baixo com o bloco realizado pela festa ¡SÚBETE!. Os organizadores esperavam uma média de 3 mil pessoas, mas, de acordo com dados preliminares da SP Turismo, ao menos 6 mil pessoas compareceram ao evento.

Destaque na cena latina da cidade de São Paulo, a ¡SÚBETE! é uma festa itinerante que acontece desde 2019 e, nos últimos anos, viu seu público crescer rapidamente graças vídeos virais nas redes sociais, especialmente no TikTok.

VEJA TAMBÉM
Emilia Luisa Sonza Entrevista

A concentração teve inicio às 12h na Praça Dom Orione, e o bloco seguiu caminhando pelas ruas da Bela Vista. Infelizmente, como novamente o publico que consome Reggaeton foi subestimado, o trajeto do bloco precisou ser alterado três vezes e teve seu tamanho reduzido. A dispersão aconteceu às 16h.

Era comum ver pessoas com fantasias de seus ídolos latinos favoritos, como Feid, Karol G, Rosalía e Anitta. Mas as que dominaram o bloco foram as dedicadas a Bad Bunny, que iam desde o as clássicas cadeiras de “Debí Tirar Más Fotos” até o sol do clipe de “Neverita”, de “Un Verano Sin Ti”.

Fantasias festa Súbete
Foliã com bandeira do Brasil e o coração do álbum ‘Un Verano Sin Ti’, casal fantasiado de Karol G e Feid e folião com fantasia do álbum ‘Debí Tirar Más Fotos’ (Ludmilla Correia/Billboard Brasil)

Além dos DJs residentes da festa DJ Papi Tele, DJ Fatah e DJ Thaís Queiroz , o bloco contou com os cantores de reggaeton brasileiro Pequeno Bo, Kamõez e Leoa. Além dos artistas nacionais, o bloco da ¡SÚBETE! recebeu convidados internacionais. Os DJs Alejo Cardona e Blazekha residentes do Perro Negro – maior clube de Reggaeton do mundo com sedes em Medellin, Miami e Espanha – também marcaram presença. Esse é o mesmo clube que da nome a música de Bad Bunny e Feid, canção essa que ganhou o Grammy Latino de melhor canção urbana de 2024.

Bloco Subete
Bloco Súbete! aconteceu em na Bela Vista, em São Paulo (Pedro Ivo/Súbete!)
Bloco Subete Reggaeton2
Bloco Súbete! aconteceu em na Bela Vista, em São Paulo (Nathalia Nunes)

Tentar descrever com palavras o que vivi hoje é um pouco difícil, visto que acompanho e estudo a cena latina há sete anos.  Passei a frequentar espaços que toquem as músicas e encontrar pessoas que também gostam do mesmo estilo de música que eu só em  2022.

Se olharmos os charts, é muito claro que a presença do reggaeton é quase nula, visto que o Brasil é um país continental. Portanto, considerando esse parâmetro, a comparação já é injusta. Mas, só para termos uma noção, o estado de São Paulo tem população maior que países como México, Chile, Uruguai, Portugal e até mesmo Canadá.

Mas dado ao que aconteceu hoje, que foi algo histórico para a comunidade latino-brasileira, fica claro que o  reggaeton tem, sim, espaço por aqui.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.