Xamã relembra professora que o fez despertar para a poesia: ‘Razão de eu ser poeta’
Cantor fez palestra em Harvard ao lado de Karol Conká e Kondzilla
É Brasil em Harvard! Neste fim de semana, nomes como Xamã, Karol Conká, Kondzilla, e Juliette se apresentaram na edição deste ano da Brazil Conference, em Boston, nos Estados Unidos.
Entre as palestras, Xamã, 34 anos, chamou atenção no painel “O poder da música de inspirar os sonhos de um jovem brasileiro”, ao relembrar Teresa, professora de Língua Portuguesa que o fez despertar aos 12 anos para o mundo da poesia, fator indispensável em sua arte até hoje. “Ela me fez gostar de português, de gramática. Me mostrou livros, poetas, Henriqueta Lisboa, Chico Buarque, Carlos Drummond de Andrade. Quando você é muito novo, as coisas entram com mais facilidade, e ela me fez gostar muito daquilo”, contou.
O carioca também passou a relacionar as composições, como as presentes no encarte dos discos de Gabriel, O Pensador, com os versos e estrofes que a professora comentavam nas aulas. “Por causa dela que eu virei poeta e quis fazer música”, entrega, e relembra que até chegou a ganhar um concurso de poesia ao lado da profissional.
O cantor também mostrou um áudio recente da profissional, a qual mantém uma amizade até hoje, na gravação, Teresa chama Xamã como seu “artista, ator, tudo preferido”.
Além da professora, o rapper também atrabuiu responsabilidade para as batalhas de rima que frequentava. Para ele, a prática nas competições foi necessária para seu desenvolvimento como compositor.
Assista aos paineis abaixo: