Você está lendo
Xamã desafia rótulos em novo álbum ‘Fragmentado’

Xamã desafia rótulos em novo álbum ‘Fragmentado’

Projeto reúne 25 faixas de um retrato sensível e complexo do rapper

Xamã (divulgação)

O cantor  Xamã lançou seu quarto álbum de estúdio intitulado “Fragmentado”, nesta quinta-feira (29).

O projeto ambicioso reúne em 25 faixas de um retrato sensível e complexo do artista.

VEJA TAMBÉM
Travis Scott é uma das atrações do Rock in Rio 2024

Cinco anos após  “Zodíaco” (2020), álbum que consolidou o cantor, Xamã retorna com uma obra que desafia rótulos. “Fragmentado” é um mergulho nas camadas que compõem sua trajetória pessoal e artística. Misturando hip hop, MPB, rock e outros ritmos brasileiros, o projeto evoca a multiplicidade como linguagem e a colagem como estética, tanto sonora quanto visual.

Com colaborações que vão de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Criolo e Black Alien, até expoentes da nova geração como Liniker, BK, Duquesa, Victor Xamã, Major RD, Flora Matos e Agnes Nunes, o disco constrói pontes entre diferentes gerações, estilos e narrativas. A atriz Sophie Charlotte também marca presença, ampliando os diálogos entre música e outras expressões artísticas.

Xamã conta que começou a trabalhar no novo álbum ainda antes de concluir “Zodíaco”, guardando faixas mais underground que agora ganham espaço: “O ‘Fragmentado’ é uma conclusão de 2020 pra 2025, é tudo que eu guardei na gaveta e vamos lançar agora.” Ele reforça também a diversidade do projeto e a importância das colaborações: “Música no Brasil não é só um estilo, você escuta todo tipo de música e quis trazer participações de pessoas que sou fã e sempre sonhei em gravar. ‘Fragmentado’ é uma mistura de tudo que eu amo. Música urbana, música que toca nas ruas.”

Dividido em três blocos temáticos, o álbum propõe um jogo entre ficção e realidade, entre memória e invenção. Passagens sobre família, ancestralidade indígena, espiritualidade e referências cinematográficas compõem um roteiro narrativo que reafirma a potência lírica de Xamã e sua habilidade de se reinventar a cada projeto. O boom bap, estilo clássico do rap, serve como espinha dorsal do trabalho, reafirmando suas raízes no gênero, ao mesmo tempo em que desafia suas convenções.

A capa é uma obra artesanal assinada pelo diretor artístico Lucas Nogueira. Construída manualmente a partir de retratos impressos, cortados e colados em sequência, a imagem traduz visualmente o conceito do álbum: a construção de uma identidade multifacetada, fragmentada, mas coesa em sua intenção.

Com um Grammy Latino conquistado em 2024 e papéis em produções como “Renascer”, “Justiça 2” e na série inédita da Netflix “Os Donos do Jogo”, Xamã busca consolidar seu lugar como um dos nomes mais versáteis da música brasileira.

Ouça ‘Fragmentado’de Xamã

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.