
O WME Awards se prepara para sua 7ª edição, prevista para acontecer ainda este ano. O evento é focado em homenagear e reconhecer o trabalho de mulheres na indústria da música, desde frontwoman até aquelas que estão nos bastidores.
Neste ano, a premiação também vai fazer uma homenagem para Rita Lee, lenda do rock brasileiro que faleceu em maio deste ano, e Dona Onete, a dona do carimbó.
“Tentatmos trazer nomes que não são martelados sempre pela mídia. É uma questão da importância cultural dessas artistas, o tamanho de seus legados e como elas influenciaram gerações”, conta Claudia Assef, uma das criadoras do prêmio, em conversa com a Billboard Brasil.
Para entrar no clima do WME, a Billboard te convida a relembrar os 5 feats que marcaram as últimas edições do prêmio.
Duda Beat, Karol Conká, Drik Barbosa e Preta Gil
Em 2018, esse time de artistas se juntou para apresentar uma versão de “Andar com Fé”, de Gilberto Gil. Segundo Claudia, a curadoria dessas participações é feita a partir da relação das convidadas entre si. “A gente também já propôs juntar artistas que não se conheciam, mas se admiravam nos bastidores”.

Duda Beat, Karol Conká, Drik Barbosa e Preta Gil no WME, em 2018 (Foto: Divulgação/WME)
Fernanda Abreu, Thereza Cristina e Paula Lima
Ainda em 2018, as homenageadas da edição do WME foram Elza Soares e Dona Ivone Lara. A voz que eternizou a música “Sonho Meu” foi lembrada no palco pela união dessas três artistas. “Elas não se conheciam pessoalmente até o dia do premio. E depois da cerimônia, acabaram fazendo diversas coisas juntas”.
Marina Sena e Luísa Sonza
Em 2021, Luísa Sonza se juntou a Marina Sena para cantar uma das músicas que não parava de tocar naquele ano: “Por Supuesto”, do álbum de estreia da mineira. Depois de se apresentarem no WME, elas voltaram a se encontrar no palco do Rock in Rio de 2022, e lançaram uma colaboração para o álbum “Escândalo Íntimo”, de Luísa.

Marina Sena e Luísa Sonza no WME (Foto: Divulgação/WME/Mariana Smania)
Luedji Luna, Margareth Menezes, Josyara e Preta Gil
Em 2022, as artistas se reuniram no palco do WME para prestar homenagens ao legado de Margareth Menezes — que estava acompanhando a cerimônia e também participou do show. Naquela mesma edição, a cerimônia relembrou Elza Soares e Gal Costa, mortas em 20 de janeiro e 9 de novembro de 2022, respectivamente.

Luedji Luna, Margareth Menezes, Josyara e Preta Gil no WME (Foto: Divulgação/WME/Mariana Smania)
Eliana Pittman, MC Tha, Tássia Reis e Preta Gil
Em plena pandemia de covid-19, em 2020, esse grupo de mulheres teve o desafio de homenagear Alcione, uma das principais vozes do país. Elas cantaram juntas a música “Não deixe o samba morrer”, no Auditório do Ibirapuera enquanto a imagem de Alcione era projetada no espaço.
“Foi um momento de muita emoção. Quase como um sopro de alegria para o coração de todo mundo. Mexeu demais com todos que estavam lá. Um momento que me marcou muito”, relembra Claudia.
Assine a Billboard Brasil e fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música.