fbpx
Você está lendo
Us Agroboy: sertanejos unem Beatles, hip hop, heavy metal e ex-estrela mirim

Us Agroboy: sertanejos unem Beatles, hip hop, heavy metal e ex-estrela mirim

Jota Lennon e Gabriel Vittor fazem sucesso com mistura para lá de inusitada

Avatar de Isabela Pétala
Us Agroboy

Como a literatura, o cinema, e a música já avisaram, é quando os opostos se atraem que as histórias mais especiais nascem. E, dessa vez, esse é um conto de boiadeiros. Com mais de 3 milhões de ouvintes no Spotify, a dupla Us Agroboy, formada por Jota Lennon e Gabriel Vittor em 2021, segue conquistando fãs ao trazer bom humor para o sertanejo, e inaugurar o “hip roça”, junção do hip hop com a realidade do interior.

200 músicas gravadas na infância

Como toda boa história, o caminho dos artistas já estava traçado desde a infância. Jota (de Jamil) Lennon, ganhou o nome composto por causa do fanatismo dos pais pelos Beatles. Seu percurso na música começou nos rodeios, ao narrar, com apenas 4 anos, a Festa do Peão de Barretos. O feito o destacou em programas de TV, e o levou para eventos em todo país, inclusive, para cantar.

VEJA TAMBÉM
ze vaqueiro

“Na época gravei umas 200 músicas, a cada semana era um CD diferente, que vendíamos onde íamos”, conta Jota em entrevista à Billboard Brasil. Nos comentários de músicas como “Garota Tantão”, “Vaquinha Mijoleta”, e “Vai Jotinha” no YouTube, usuários relembram como as faixas marcaram suas infâncias. 

Gabriel, por sua vez, traz a música no sangue. Natural de Goiânia, aos nove anos começou a tocar viola ao observar o avô, metade de uma dupla sertaneja. No fim da adolescência, passou a tocar em bares de graça, se apresentar em festas de aniversários e casamentos, e mais tarde, a emplacar gigs em boates na capital e no interior do estado.

“Nisso, entrei no mundo da composição. Já escrevia para mim, mas vi que outros artistas estavam interessados. Então, comecei a me dedicar e dei um tempo nos shows”, conta.

Parceria com Marília Mendonça

O novo capítulo da história dos dois estava escrito. Bem, literalmente. Jota e Gabriel se encontraram pela primeira vez em 2017, em um camping de compositores em Fronteira, Minas Gerais.

“Depois de escrever algumas músicas juntos, achei que não tinha ido com a cara dele [risos]. Hoje, tenho certeza disso”, brinca Lennon. Bom, imagina se tivesse. Afinal, a reunião resultou numa visita de Gabriel a Londrina, no Paraná, onde Jota residia, para seguirem compondo juntos.

Após um ano sem acertar nenhuma música, o espetacular aconteceu: a dupla emplacou uma composição para Marília Mendonça. A faixa “Love À Queima Roupa” foi lançada em 2019 no projeto “Todos Os Cantos”, que lotou shows por todo o país. A faixa acumula mais de 70 milhões de plays no Spotify.

“Fizemos um churrasco de comemoração por dois dias [risos]”, contam. “É muito gostoso ver outros artistas cantando nossas músicas, como também rolou com a ‘Boiadeira’, de Ana Castela, participamos do início da história dela”. Além das cantoras, eles também assinaram canções de Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Henrique e Juliano, entre outros.

A situação financeira precária causada pela pandemia de covid-19 fez Jota e Gabriel pensarem em lançar suas próprias músicas como dupla para, quem sabe, ganhar royalties, e chegar até grandes artistas que se interessassem em gravar suas composições.

Inspiração em batalhas de rap

O segundo single, “O Agro Nunca Para”, de 2021, é considerado pelos artistas como um divisor de águas, chamando atenção de Sorocaba, que hoje é empresário e sócio da dupla. Jota lembra que até o contato do cantor, diversas pessoas prometeram apresentá-lo para ele, o que não aconteceu.

A faixa foi a primeira amostra do tal “hip roça”, gênero que se tornou característica da dupla.

“Eu frequentava batalhas de rap em Belo Horizonte e São Paulo, e via o orgulho dos rappers ao rimarem sobre suas quebradas. Faltava representatividade para quem vinha do interior. Us Agroboy chegam para falar a verdade sobre os sonhos da galera do agro”, Jota conta.

Gabriel acrescenta: “Deu tão certo que recebemos vídeos de pessoas trabalhando na colheita às 6 horas da manhã ouvindo hip roça”.

Mas o que o heavy metal do título tem a ver com isso? Bem, Gabriel é apaixonado pelo gênero.

“Comecei ouvindo na adolescência por influência de amigos, era roqueirão [risos], quis montar uma banda de metal, mas sabia que não havia campo aqui no Brasil. É o gênero que eu mais ouço todos os dias”, conta.

Tanta versatilidade rendeu a faixa “Se Jacaré Bobear”, que traz referência ao metal e ao screamo, escrita resposta a uma dupla sertaneja que falou mal da nova geração do sertanejo.

A irreverência da dupla, que conta até com um DJ que se apresenta com uma cabeça de cavalo, está colhendo frutos. A faixa “Eu Minto”, parceria com Ana Castela, já acumula 51 milhões de streams, e se tornou a 63º música mais tocada nas rádios no primeiro semestre de 2023.

“Quando começamos, nem pensávamos em fazer shows. Hoje, chegam crianças de chapéu de cowboy, pessoas emocionadas querendo tirar foto com a gente, temos até fã-clubes”, conta Gabriel. “Para o futuro, sonhamos em fazer mais pessoas conhecerem nossas raízes.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.