OPINIÃO: Como a comunidade da Unidos da Tijuca abraçou o samba feito por Anitta
Radialista Patrícia Liberato revela detalhes de como surgiu a composição


O Carnaval do Rio de Janeiro promete muitas novidades e não é de hoje! Em 2024 Tivemos a “presença de Anitta” junto aos medalhões do Carnaval carioca, celebrando 40 anos do sambódromo. Claro que Anitta deu o nome, mas como tudo que envolve a cantora não é pouco nem pequeno, o Carnaval de 2025 terá um samba enredo com a própria na composição e na voz, na Unidos da Tijuca. “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita” terá Anitta como uma das compositoras ao lado de Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau.
Que Anita é competente, sabemos. Mas minha dúvida era como a comunidade da escola e demais compositores receberam uma artista da sua magnitude, num rincão onde se preza pela tradição de seus componentes. Resolvi, então, perguntar ao idealizador sobre essa junção: Vinicius Feyjão , intérprete, compositor, um artista de mão cheia! Feyjão destaca o currículo de Fred Camacho (cantor, compositor e músico), discípulo do banjo de Almir Guineto, que além de fazer parte das bandas de vários nomes dos samba (como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Dudu Nobre, Xande de Pilares), teve suas músicas gravadas por Alcione, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Xande de Pilares e Maria Rita.
Importante citar tudo isso para entender o DNA desse convite. Feyjão tocou com Fred na banda de Maria Rita. Daí veio o insight de Diego Nicolau para o convite a Feyjão, que amalgamou tudo!
No dia em que Diego Nicolau foi à quadra da Unidos da Tijuca para a explanação do enredo, apresentado pelo carnavalesco Edson Pereira e sua equipe de enrededistas, foi dado o tema “Logun-Edé. Começou aí a procura por parceiros para concorrer ao samba enredo. Porém, Diego teve várias negativas de compositores próximos. Após a apresentação, num churrasco da escola para os compositores, veio a informação de que Anitta já estava interessada em fazer um samba para logun-edé e havia procurado a escola para saber como funcionava. Foi então que Diego Nicolau chamou Fred Camacho. Juntos, tentaram alguns contatos para se conectar a Anitta, sem sucesso. Por fim, Fred acabou chegando em Feyjão. Diego credita ao Universo todo o enredo desse encontro.
Ao receber o convite, Feyjão lembrou na hora de outro filho de logun-edé, Estevão Ciavatta , diretor e marido de Regina Casé. Coincidência ou não, Feyjão havia feito uma música com Estevão exatamente sobre esse orixá. Regina, então, fez a ponte que faltava para que Anitta finalmente estivesse no enredo dedicado a seu orixá. Com uma ligação de vídeo foi feito o convite.
Anitta mencionou que esse enredo já estava em seu radar, mas disse que aceitaria o convite por estar à vontade com este grupo de compositores. Anitta contou que nunca havia feito nada parecido antes e que tem um comportamento disruptivo, tudo a ver com as características do orixá. Feyjão conta que a frase “não descanso depois da missão cumprida, a minha sina recomeça” veio do conhecimento profundo de Anitta sobre logun-edé.
Os encontros foram todos por vídeo, e Anitta estava cada vez em um país diferente (EUA, Colômbia, França, Inglaterra), com fusos diferentes, mas muito disposta. E, finalmente, tendo vencido o samba, gravou sua participação direto de Berlim, na Alemanha. Feyjão conta que muito da melodia do samba teve a mão da cantora, como a alegria do refrão. Mas minha dúvida persiste: qual foi a reação da comunidade do samba em geral, dos compositores concorrentes e do povo do Morro do Borel?
Segundo Diego, claro que houve alguns comentários negativos, um certo burburinho. mas, por outro lado, a comunidade adorou! Sentimento confirmado por Ito Melodia, intérprete da Unidos da Tijuca: “Como logun-edé é um orixá associado, entre outras coisas, à jovialidade, vejo a alegria e o retorno dos jovens à escola e o grande movimento nas redes sociais”. Ito, em seu grito de guerra, diz sempre que vai incorporar –e, desta vez, está torcendo para que isso aconteça na avenida!
Para Ito Melodia, a escola acertou em cheio no enredo para brigar pelo título. Vale lembrar que a unidos da Tijuca ficou em 11ª posição, sendo a penúltima colocada no grupo especial em 2024. Se a escola vai ganhar não sabemos, mas Anita não entra para perder jamais!
*Patrícia Liberato é comunicadora, radialista e especialista em samba e pagode há mais de 30 anos. Atualmente, é possível ouvi-la na rádio Disney.