TikTok anuncia encerramento de sua plataforma musical
TikTok Music será encerrado no dia 28 de novembro
O TikTok anunciou o encerramento do seu serviço de streaming de música, o TikTok Music. Lançado em julho do ano passado, inclusive no Brasil, o serviço será descontinuado no dia 28 de novembro. A empresa não revelou o motivo para o fim do TikTok Music, mas é possível que a forte concorrência no mercado seja uma das razões.
Os usuários terão até outubro para resgatar suas playlists e até 28 de novembro os assinantes podem pedir reembolso de suas assinaturas.
Os principais concorrentes da plataforma, como Spotify, Deezer e YouTube Music, oferecem planos gratuitos. Já serviços como Tidal, focado em som de alta qualidade, Apple Music e Amazon Music não possuem essa opção, embora o Amazon Music tenha a vantagem de estar incluso na assinatura do Prime.
O TikTok Music estreou no Brasil e na Indonésia em julho de 2023 e foi expandido para outros países nas semanas seguintes. Um ponto que desfavorecia o serviço da ByteDance era a ausência de um plano gratuito — o plano mais acessível custava R$ 8,50. A aposta do TikTok no mercado de streaming de música foi curta —durou 1 ano e 2 meses. A ByteDance pode ter encerrado o serviço por não querer esperar o streaming se tornar rentável (ou viu que não conseguiria isso).