Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Thiaguinho sobre parcerias no pagode: ‘Samba é a mãe da música brasileira’

Cantor falou com a Billboard Brasil durante gravação de Gloria Groove

20240508230949 129A5175.JPG

Daniel Pinheiro/Brazil News

Gloria Groove, Ludmilla, Leo Santana, Livinho, Djavan e Gilberto Gil têm algo em comum: mesmo de gêneros variados, todos gravaram sambas.

Em entrevista para Billboard Brasil nos bastidores do novo DVD da Gloria Groove, o cantor Thiaguinho, um dos grandes nomes do samba e pagode, falou sobre a importância do gênero para cultura brasileira.

É uma alegria muito grande receber cantores de outros gêneros. Acho que o samba é a mãe da música brasileira, todo mundo bebe do samba, historicamente falando. Dos grandes cantores da MPB, por exemplo, Elis Regina, Emílio Santiago, Djavan, Gilberto Gil, cantaram samba. É uma alegria muito grande outros cantores cantando samba”, explicou.

Ainda segundo o cantor, o pagode dos anos 1990 foi responsável por aproximar ainda mais o samba da cultura popular.

E o trabalho feito por grupos como o próprio Exaltasamba, grupo que Thiaguinho assumiu os vocais na década seguinte, agora colhe resultados.

“Acho que a galera de outros gêneros cantarem pagode agora que é fruto de algo que vem sendo construído, principalmente dos anos 1990 para cá. Ele [pagode] é pop para caramba. Desde 1990 para cá, atinge todas as classes sociais, idades, e isso com o tempo foi só aumentando. Ver essa próxima geração do chamado pop brasileiro cantando samba é uma prova que deu certo de tudo o que a gente plantou”, finaliza.

Gloria Groove no pagode

Gloria Groove gravou um projeto inédito na noite de quarta-feira (8), no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Trata-se do “Serenata da GG”, seu DVD de pagode.

O projeto tem a colaboração de grandes nomes do pagode, como Thiaguinho, Belo e Ferrugem. Além disso, Gloria também dividiu o microfone com sua mãe, Gina Garcia, que já trabalhou como backing vocal do Raça Negra.

A gravação do DVD de Gloria Groove foi divida em duas etapas, e devem ser lançadas como “Serenata da GG 1 e 2”. Na primeira edição do disco, Gloria fez uma versão inédita de “A Loba”, com Alcione.