Taylor Swift quebra recordes nos charts brasileiros e globais com novo álbum
Durante o lançamento, 'The Tortured Poets Department' invadiu o Hot 100


Em uma parada dominada por brasileiros, uma artista internacional se destaca: Taylor Swift é o nome dela. Como um furacão, dominou os charts da Billboard Brasil com o seu aguardado “The Tortured Poets Department”.
O álbum, sucessor de “Midnights”, de 2022, garantiu à cantora a medalha de prata no Billboard Brasil Artistas 25 que, como o nome diz, elenca os artistas mais ouvidos do país.
No lançamento, a diva pop emplacou dez das 31 novas músicas no Hot 100 brasileiro. Com destaque para o primeiro single, “Fortnight”, que tem a participação de Post Malone (#12), “Down Bad” (#45), “My Boy Only Breaks His Favorite Toys” (#50) e “So Long, London” (#51). Como uma cantora de poucos feats, Taylor escolheu Florence + The Machine, além de Post, para lhe acompanhar na faixa “Florida!!!”.
O desempenho do lançamento da norte-americana foi ainda mais estrondoso em sua terra natal: só deu Taylor. Por lá, ela dominou as 14 primeiras posições do Hot 100 e, com seu 11º álbum de estúdio, igualou um recorde pertencente a Jay-Z. Por 14 vezes, os dois artistas atingiram o primeiro lugar do Billboard 200, que ranqueia os álbuns mais populares nos Estados Unidos, ficando atrás apenas dos Beatles, que alcançaram esse feito 16 vezes.
Só na primeira semana, “TTPD” vendeu 1,4 milhão de cópias, segundo relatórios iniciais da Luminate, empresa responsável pela contabilização dos charts da Billboard.
“The Tortured Poets Department” é o segundo álbum de inéditas da loirinha após começar a regravar seu catálogo, e chegou às plataformas digitais em 18 de abril. Poucas horas depois, revelou-se parte de um álbum duplo.
Mesmo com números impressionantes, o disco dividiu a opinião dos fãs e não agradou à crítica em geral. Goste ou não, quando Taylor Swift lança algo, certamente o efeito será sentido nos charts, pois todos querem saber o que passa ou já passou em sua mente.