Sofia Gilberto, neta de João Gilberto, lança primeiro single aos oito anos
Fã número um do avô, a prodígio lança 'Canta João no Japão'
Neta de João Gilberto (1931–2019), gênio da bossa nova, Sofia Gilberto , de oito anos, lança suas primeiras gravações em homenagem ao avô. Nesta sexta (12), chegou às plataformas “Canta João No Japão”.
A música fará parte do álbum “Garota Bossa Nova”, ainda sem data para chegar às plataformas. Com orquestração e sonoplastia relaxante de água em movimento, a letra da canção emula a contemplação bossanovista com a natureza e a própria obra de João.
De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, ainda nesta sexta acontece no Japão, no Cotton Club de Kofu, um show em homenagem às primeiras músicas da Sofia, com os cantores e violonistas japoneses Hideki Nakajima e Nanamari Yatsugatake.
Com tão pouca idade, a menina já soma mais de 30 composições, incluindo uma parceria com o avô ilustre: “Dorme, Passarinho”. João Gilberto é motivo de culto no Japão. Segundo a publicação, o japonês Hideki Nakajima, para quem Sofia criou a música chamada “Canta João no Japão”, acompanha suas criações desde quando ela era ainda menor.
Hideki é autor de songbooks que buscam traduzir a música e a batida do violão de João Gilberto. Junto com o pianista e engenheiro de som Leiki Ueda, ele é responsável pela finalização do álbum de Sofia no Japão. Já no Brasil a produção é de Ulrich Malohlava, padrinho da menina, que é filha de João Marcelo Bôscoli, fruto do relacionamento de João com Astrud.
A capa do single é uma paródia da capa do CD “João, Voz e Violão” (2000), estrelada por Camila Pitanga.