Rosalía: 5 curiosidades sobre a artista que você talvez não saiba
A espanhola faz aniversário nesta segunda-feira (25)
Hoje é dia de aniversário! Nesta segunda-feira (25), a espanhola Rosalía comemora 31 anos. A cantora, compositora e produtora é um dos principais destaques da música internacional nos últimos anos. Fazendo uma fusão gêneros tradicionais da Espanha com o pop, trap e reggaeton, ela conquistou admiradores ao redor do mundo.
No Brasil não foi diferente, tanto que ela é referência para artistas nacionais que levaram conceitos do seu show para festivais como o The Town. A Motomami, como também é conhecida, já se apresentou duas vezes por aqui. Sua estreia foi em agosto de 2022, ela lotou o Espaço Unimed em São Paulo em plena segunda-feira. Pouco tempo depois, retornou em março do ano seguinte no Lollapalooza e mostrou novamente o porquê é uma das sensações do momento.
Entre seus maiores sucessos estão as músicas “Despechá“, “Con Altura“, “Malamente” e “Saoko“. Em comemoração ao seu aniversário trouxemos 5 curiosidades sobre Rosalía que você talvez não saiba.
Apresentou o flamenco para uma nova geração
Através de Rosalía, um novo público, mais jovem, conheceu o Flamenco, estilo tipicamente espanhol. A primeira vez que ela teve contato com o ritmo foi aos 13 anos, quando ouviu uma canção do cantor Camaron de La Isla em um parque com os amigos. A partir daí nasceu sua paixão pelo estilo que influenciou sua carreira artística.
Faculdade de música e álbum como TCC
Rosalía é formada em música pela Escola Superior de Música da Catalunha em Barcelona. Seu trabalho de conclusão de curso foi fazer um álbum baseado em um romance do seculo XIII. O resultado foi “El Mal Querer“, disco que cada faixa representa um capítulo, sendo 11 no total. Além da aprovação na faculdade, o projeto rendeu a ela quatro gramofones no Grammy Latino de 2019: Álbum do Ano, Melhor Arte de Capa, Melhor Engenharia de Gravação e Melhor Álbum Pop Contemporâneo.
Já participou de um reality show
Aos 15 anos, a cantora participou do reality show musical “Tu Sí Que Vales” algo parecido com uma mistura de “The Voice” com “X Factor”. Na época, a artista recebeu muitas críticas por sua apresentação, especialmente por sua voz. “Você desafinou bastante”, disse um deles. Rosalía não abaixou a cabeça e respondeu na lata “Não dá pra fazer tudo. Vocês me pediram para interpretar, cantar e dançar. Tentei fazer o possível”.
Ao comparamos hoje, vemos o quanto ela se dedicou e evoluiu artisticamente.
Atriz de cinema
Além dos palcos, a Motomami também esteve nas telinhas. A artista fez sua estreia como atriz em 2019, em uma participação especial no filme “Dolor Y Gloria“. Com direção de Pedro Almodóvar, o longa conta a história de um diretor cinema frustrado que se vê sua carreira em uma encruzilhada. No elenco também estão nomes como António Bandeiras e Penélope Cruz.
Primeira espanhola a ganhar um VMA
A parceria dela com J Balvin e El Guincho “Con Altura” é um dos seus principais hits. Com a música, a artista garantiu um feito importante. Em 2019, Rosalía se tornou a primeira espanhola a ganhar um VMA.
Um não, foram logo dois em uma única noite, ela levou os prêmios por Melhor Música Latina e Melhor Coreografia. Na cerimônia, a espanhola também se apresentou. Ao lado de Ozuna, ela cantou “Yo x Ti, Tu x Mi”.
💖 @rosaliavt and @Ozuna_Pr are THE KING AND QUEEN OF EVERYTHING 🔥
All I can say about their performance of “Yo x Ti, Tu x Mi” is WOW🌹🐻 #VMAs pic.twitter.com/ee0orLPAs7
— Video Music Awards (@vmas) August 27, 2019