‘O frevo é pop’: Romero Ferro mescla estilos e apresenta tradição para os mais jovens
O cantor uniu os dois gêneros musicais no novo projeto 'Frevália'
Pop vem de popular, e Romero Ferro está com a missão de popularizar o frevo entre as novas gerações. Por isso, decidiu unir o gênero originário dos Estados Unidos com frevo, estilo tradicional do Pernambuco. Assim, nasceu o projeto “Frevália”.
O EP que traz essa mistura de sonoridades chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (2). Como parte do seu trabalho, ele pesquisa e busca compreender como levar ritmos tradicionais aos mais jovens.
“Sempre foi uma equação na minha cabeça entender como trazer o frevo, que é um ritmo tão forte, para essa galera”, contou em entrevista para a Billboard Brasil.
“Eu sempre presto atenção no que o pessoal mais jovem está escutando. Gosto de estudar sobre as gerações e o impacto da música pop nelas”, explicou.
Mesmo fazendo essa mescla, ele ressalta que o frevo, como outros estilos regionais do Brasil, é popular e pop. “Essa mistura é um gancho para aproximar esses gêneros e mostrar que o frevo é um ritmo pop. O frevo é o nosso pop pernambucano, junto com o brega e o brega funk. Só que cada um tem a sua potência e a sua história.”
“Frevália” conta com cinco faixas e participações de Clarice Falcão, Maestro Forró, Mart’nália, Gaby Amarantos e Daniela Mercury.
Sonho realizado
Gravar com a voz do “O Canto da Cidade” foi a realização de um desejo antigo de Romero.
“Fazer esse encontro de gerações com Daniela é um sonho. Minha meta era gravar uma canção com ela para deixar eternizada na arte. Esse momento chegou e, felizmente, é um frevo. E um frevo que fala sobre a Bahia”, celebra.
Inicialmente Romero achou que iria encontrar alguns obstáculos para fazer essa parceria acontecer, mas o destino deu um empurrãozinho.
“Daniela foi a primeira artista que topou fazer parte do projeto, e era a artista que achava que seria mais difícil porque, era uma pessoa que eu não tinha tanta intimidade”, contou.
“A gente nunca tinha trocado uma ideia de fato, mas ela foi a primeira pessoa que eu pensei para essa canção. Mandei a música, e ela respondeu em dois dias. Quando Daniela gravou a voz e me enviou, eu fiquei sem acreditar, e a ficha só caiu quando a minha voz e a voz dela estavam juntas na canção.”
“Na noite que escutei a primeira versão de mixagem da música, eu chorei muito, parecia uma criança. Isso porque me remeteu à força que Daniela tem na música brasileira”, disse emocionado, os dois se uniram na faixa “Banho de Cheiro”.