Você está lendo
Rashid sobre começo da carreira: ‘Me acusaram de ser plantado no rap’

Rashid sobre começo da carreira: ‘Me acusaram de ser plantado no rap’

Rapper celebra dez anos da mixtape 'Confundindo Sábios'

Rashid está celebrando os dez anos do lançamento da mixtape “Confundindo Sábios”, com um show em São Paulo, programado para acontecer hoje (22). O rapper conversou com a Billboard Brasil sobre o início da carreira e lembrou de acusações de ter sido “plantado” na indústria.

VEJA TAMBÉM
MC Vitória, novo destaque do funk de SP

O artista começou a fazer sucesso na cena do rap nacional junto de Emicida e Projota. “Em dado momento, a gente foi acusado de ser plantado pelas gravadoras. E a gente de chinelo nos eventos, fazendo show de bermuda. Essa era a nossa situação, a nossa realidade. O que a gente estava fazendo ali era reflexo da nossa excelência.”

LEIA TAMBÉM: Um dos maiores nomes do trap no Brasil, Matuê admite sofrer de síndrome do impostor

Na percepção do rapper, o cenário do gênero hoje em dia é mais tranquilo para abordar o amor e outros temas. “Falar sobre dinheiro no rap, dez anos atrás, era uma blasfêmia. Hoje é legal quando um cara fala de uma corrente que custou mais caro do que não sei o quê. São mudanças notáveis. É uma evolução.”

Dez anos de ‘Confundindo Sábios’

Para celebrar o aniversário da mixtape, o rapper vai fazer um show especial hoje, na Casa Natura, em São Paulo. Rashid descreve o trabalho como “crucial” para a sua carreira. “O discurso sobre racialidade, que pertence ao rap desde os anos 1980, estava ficando cada vez mais aflorado. Foi um momento de muito aprendizado.”

LEIA TAMBÉM: A relação de afeto entre Criolo e Marcelo D2, do rap ao samba

Rashid, inclusive, passou a se dedicar aos estudos de questões raciais justamente depois do lançamento da mixtape. Os anos que separaram o lançamento e a chegada de seu primeiro álbum, “A Coragem da Luz”(2016), foram um mergulho no tema.

Eu era muito ingênuo em 2013. O que eu tinha para dizer era tudo muito superficial. Meu discurso teve um salto nesse período. Eu precisei fazer uma autolocalização, me entender nessa luta, eu mesmo com a minha racialidade, entender qual seria o meu posicionamento e meu discurso.

Para o show, ele antecipa a participação especial de nomes como Tássia Reis, Di Melo e Kamau. “O espírito do show é esse: celebração. O espetáculo com excelência faz parte da nossa premissa, mas esse clima, de fazer um show em São Paulo para os fãs que me acompanham há tanto tempo, vai ser celebrativo, em família.”

Assine a Billboard Brasil e fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.