Você está lendo
Quem recebe pelas músicas tocadas nas Olimpíadas?

Quem recebe pelas músicas tocadas nas Olimpíadas?

Estrelas como Beyoncé estiveram "presentes" em Paris 2023

Avatar de Guilherme Lucio da Rocha
Beyoncé veste um maiô branco onde se lê "USA" em azul e vermelho e um chapéu que simula a bandeira dos EUA

Quando a superestrela da ginástica dos EUA, Simone Biles, realizou seu duplo mortal com três giros ao som de “…Ready For It?”, da Taylor Swift nas Olimpíadas de Paris, é quase certo que a NBC, rede de TV norte-americana que detém os direitos principais de transmissão dos jogos, não precisará de uma licença especial caríssima para transmitir a música ao vivo.

A NBC paga às organizações de direitos de execução musical por licenças públicas gerais, e elas distribuem os pagamentos de royalties para seus milhares de membros, como compositores, editores e compositores, desde Paul McCartney até Dua Lipa e a própria Taylor.

VEJA TAMBÉM
Mesmo não competindo, Flavor Fav é um dos destaques dos Jogos Olímpicos de Paris

No Brasil, esse sistema de arrecadação funciona por meio do Ecad, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, uma entidade privada que cobra, arrecada e distribui os valores referentes a direitos autorais fonográficos. Esses pagamentos podem somar grandes quantias: as Olimpíadas de 2020 atraíram mais de 3 bilhões de espectadores, um fator-chave para determinar os pagamentos de royalties de desempenho.

“Quanto maior o público da transmissão, geralmente resulta em um royalty mais alto”, diz um porta-voz da ASCAP,
ou American Society of Composers, Authors and Publishers, o equivalente norte-americano do Ecad. Ou seja, quando o mundo para para ver Rebeca Andrade executar movimentos à perfeição ao som de “End of Time”, de Beyoncé, e “Baile de Favela”, do MC João, os dois artistas ganham equivalentes das quantias pagam pelas emissoras.

Para a transmissão ao vivo na TV ou streaming ao vivo online, as licenças gerais cobrem todos os direitos musicais necessários — organizações estrangeiras pagam pelos direitos de transmissão na TV estrangeira e organizações dos EUA pagam pelos direitos nos EUA.

Os produtores de TV tendem a não entrar em contato com os titulares de direitos e negociar novas (e talvez caras) licenças ao usar uma música ao fundo de um vídeo gravado. Esse sistema de pagamento de royalties pode ser complicado, mas locais públicos como a Arena Bercy, em Paris, e emissoras como a NBC estão acostumados com ele.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.