Quem é Valéria Paiva, a Rainha das Aparelhagens
Conheça uma das divas do Pará e vocalista da banda Fruto Sensual
Valéria Paiva, de 49 anos, também conhecida como a Rainha das Aparelhagens, é uma das divas da música brega. Ela é cantora, compositora, empresária e vocalista da banda Fruto Sensual. “Príncipe Negro”, “Está no Ar” e “Itamaraty são alguns dos seus principais sucessos.
Assim como Viviane Batidão, Valéria é natural de Santa Izabel do Pará. Incentivada por sua mãe, começou a cantar aos 10 anos em concurso de calouros no colégio de freira que estudava. Com 13 anos, foi para a capital Belém do Pará para se apresentar localmente.
Antes de se dedicar 100% à música, a compositora já foi professora de inglês e, por um período, ela esteve em frente ao balcão pela manhã e comandava os palcos como cantora à noite.
Como uma das fundadoras e vocalista, Valéria Paiva está à frente da Fruto Sensual desde 1995. Ela foi casada com o empresário da banda Carlos Augusto, conhecido como Neco Patifão. Juntos, tiveram 3 dos 4 filhos dela.
Atualmente, Valéria Paiva é uma das referências da música paraense. Em 2023, a diva foi homenageada no Carnaval de Belém com o samba-enredo “Valéria Paiva, um fruto sensual que está no Ar e DNA do povo paraense”, pela Escola de Samba Boêmios da Vila Famosa, da cidade Icoaraci.
Entre as maiores inspirações da Rainha da Aparelhagem estão Joelma, Hellen Patrícia, Michele Amador e Gal Costa (1945-2022). Está ultima foi relembrada no projeto “VAL CANTA GAL”, que foi lançado como audiovisual no YouTube e, posteriormente, vai ganhar shows em teatros em Belém.
Em 2025, a diva paraense comemora 40 anos de carreira e para celebrar a data, a cantora está preparando alguns projetos especiais. Um DVD acústico com seus maiores sucessos, novo álbum de inéditas e um documentário são alguns dos trabalhos já confirmados.