Quem é Cartola, cantor brasileiro que ganhou homenagem do Google
Artista completaria aniversário de 115º anos nesta quarta-feira (11)
O Google está homenageando o cantor brasileiro Cartola nesta quarta-feira (11). Um vídeo especial do artista aparece na página inicial do buscador, com a música “Preciso me Encontrar”.
A homenagem do Google é em celebração do aniversário de Cartola, que completaria 115º. O artista, que faleceu em novembro de 1980, é um dos mais importantes para a música brasileira e seu legado continua sendo celebrado.
Conheça o Cartola
Cartola nasceu no bairro do Catete, mas foi nas ruas de Laranjeiras que sua infância foi moldada. Desde jovem, desenvolveu uma paixão pela música e pelo samba, habilidades que aprimorou ao aprender a tocar violão com o pai.
Ainda jovem, se mudou para o Morro da Mangueira após a família enfrentar dificuldades financeiras. Foi lá que Cartola conheceu Carlos Cachaça e outros mestres do samba. Aos 15 anos, após a trágica perda de sua mãe, ele abandonou os estudos, e encontrou emprego como servente de obra, usando um chapéu-coco para se proteger do cimento, originando o apelido que o acompanharia: “Cartola”.
Ao lado de colegas sambistas do morro, Cartola fundou o Bloco dos Arengueiros, que, em 1928, deu origem à Estação Primeira de Mangueira. Foi lá que ele compôs o primeiro samba para a escola, “Chega de Demanda”.
Em 1974, aos 66 anos, Cartola lançou seu primeiro álbum solo, dando um novo impulso à sua carreira. Clássicos como “As Rosas não Falam”, “O Mundo É um Moinho”, “Acontece”, “O Sol Nascerá” (com Elton Medeiros), “Quem Me Vê Sorrindo” (com Carlos Cachaça), “Cordas de Aço”, “Alvorada” e “Alegria” marcaram essa fase da trajetória do artista. Mudou-se do Morro da Mangueira para Jacarepaguá no final da década de 1970, onde viveu até seu falecimento em 1980.