Quem é a ‘menina de vermelha’ cantada por Daleste e eternizada por Gloria Groove?
Refrão de música do funkeiro virou inspiração para drag brasileira
Um dos grandes sucessos do funkeiro MC Daleste (1992-2013), “Quem É“, versa sobre uma mulher que veste mulher. O refrão diz:
Quem é essa menina de vermelho? / Eu vim pro baile só pra ver ela / Rebolando até o chão /Usa Dolce e Gabbana, kit caro / Ela tem grana pra gastar / Ela também usa Louis Vuitton
Como deu para perceber, a “menina de vermelho” gosta de curtir a vida. Mas quem será que o funkeiro homenageou com essa canção? Essa é uma das perguntas que o documentário “MC Daleste – Mataram o Pobre Loco” tenta responder.
Porém, a equipe e amigos do cantor não têm uma pessoa para apontar. O próprio Daleste, em entrevista no começo dos anos 2010, diz que a música é uma homenagem às mulheres do baile, não a alguém específico.
“Quem É” pode não ter uma “menina” em específico, mas serviu de inspiração para muita gente, incluindo a cantora Gloria Groove.
Em entrevista ao documentário, que está disponível no Globoplay, a autora de “Vermelho“, música que usa um trecho do sucesso de MC Daleste, explica que buscou homenagear o cantor.
“Existia uma intenção de amor e de respeito muito grande de poder honrar ao mesmo tempo a história do funk brasileiro, a história do funk de São Paulo, e a vida do Daniel. Do Daniel Daleste e do Daniel Garcia, a Glória Groove. Além de tudo, tem mais essa, somos xarás na vida”, explicou.