fbpx
Você está lendo
Presidente da Abrape cita desafios para montar Festival Salve em Sul em 34 dias

Presidente da Abrape cita desafios para montar Festival Salve em Sul em 34 dias

Doreni Caramori Jr. conversou com a Billboard Brasil sobre evento histórico

Avatar de Isabela Pacilio
Doreni Caramori Jr., presidente da Abrape, idealizou Festival Salve o Sul

Estruturado em apenas 34 dias, o Festival Salve o Sul marcou a história do setor de eventos como um exemplo de solidariedade e mobilização. O evento, que aconteceu no último fim de semana em São Paulo, reuniu shows de Luísa Sonza, Amigos, Ludmilla, Pedro Sampaio, entre outras dezenas de artistas, para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Mais de R$ 8 milhões foram arrecadados só com a venda de ingressos, mas o valor vai ser ainda maior com as doações em processo de consolidação de patrocinadores, venda de alimentos e bebidas, além de cotas de publicidade com a Globo. O planejamento movimentou 2,5 mil voluntários e 260 empresas que doaram seus serviços ao festival.

VEJA TAMBÉM
Paul McCartney SAO PAULO dia 1 SHOW Allianz Parque @MarcosHermes 8

A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos esteve por trás da organização do evento, liderada pelo presidente, Doreni Caramori Jr.

“Estamos muito felizes porque nosso objetivo principal era angariar um bom recurso que ajudasse na reconstrução. É um senso de dever cumprido”, explica o empresário em entrevista para a Billboard Brasil.

“Vamos ajudar quem precisa e vemos que [o setor] tem capacidade de se mobilizar. O ecossistema de eventos se mobilizou para ajudar. É uma demonstração de que quando se organiza, o 1 + 1 vira 3.”

Luísa Sonza e Pedro Sampaio, os anfitriões do segundo dia do Salve o Sul
Luísa Sonza e Pedro Sampaio (Brazil News) (Manu Scarpa/Brazil News)

Caramori é de Santa Catarina e mudou para São Paulo para cursar administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas e direito no Mackzenie. Frequentador de Carnavais fora de época, criou a própria folia em Florianópolis em 2003 e sua empresa, a Grupo All, cresceu. Hoje, a companhia organiza mais de 500 shows por ano.

O empresário assumiu a presidência da Abrape em janeiro de 2020. “Com a pandemia, tive a função de cuidar e liderar o setor no momento mais difícil de sua história. Desempenhamos um bom papel e, em decorrência disso, virou essa entidade com a força que tem.”

Leia mais: Zé Neto prevê que ‘2025 vai ser um ano difícil’ para o mercado da música

Ele explica que as parcerias para o Salve o Sul, feitas em um mês, foram resultados de uma boa relação com fornecedores, produtores e empresários, iniciada durante o período da pandemia.

“Construímos uma rede que cresceu muito”, avalia. “A gente tinha um cenário positivo para essa mobilização e bastou um pouco de liderança para que a gente conseguisse fazer tudo em 34 dias. O setor tem muita gratidão pela ajuda que recebeu da Abrape durante a pandemia.”

“Quando recebi a ligação dizendo que o setor tinha que fazer alguma coisa, eu tinha duas opções: resolver fazendo qualquer coisa, um vídeo falando que estávamos mobilizados e uma doação. Ou, eu podia, de fato, sair do lugar-comum, para construir uma coisa inimaginável. Foi o que fizemos! Pegamos um pouquinho do que cada um podia ajudar e chegamos nesse resultado.

Xand empolga público no Salve o Sul
Xand Avião no Salve o Sul (Brazil News)
Xamã subiu no palco do Salve o Sul
Xamã subiu no palco do Salve o Sul (Brazil News)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.