Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Presidente da Coreia do Sul parabeniza ‘Guerreiras do K-pop’ por Grammy

'Golden', trilha sonora do filme, levou Melhor Canção Escrita para Mídia Visual

Guerreiras do K-pop

Cena do filme 'Guerreiras do K-pop' (Reprodução/Netflix)

O Grammy 2026, que ocorreu neste domingo (1º), na Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA), ainda está repercutindo. O presidente da Coreia do Sul se pronunciou sobre o desempenho do K-pop na cerimônia, além da conquista de “Guerreiras do K-pop” na 68ª edição da premiação.

Lee Jae Myung publicou um comunicado no X, antigo Twitter, parabenizando a equipe da produção da Netflix. Ele celebrou o gramofone recebido pelo “Guerreiras do K-pop” com a música “Golden” como Melhor Canção Escrita para Mídia Visual e ressaltou que foi a primeira conquista de um coreano na premiação.

“A música tema de ‘Guerreiras do K-pop’, ‘Golden’, fez história na música K-pop ao ganhar o prêmio de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual no Grammy Awards. Esta é a primeira vez que um compositor ou produtor de K-pop ganha um Grammy. Enviamos nossos mais sinceros parabéns por esta valiosa conquista no palco mais prestigiado do mundo, um sonho de todo músico”, comentou.

'Guerreiras do K-pop'
Cena do filme ‘Guerreiras do K-pop’ (Netflix)

📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Além disso, o presidente da Coreia reforçou a importância da visibilidade do K-pop na premiação global e demonstrou apoio aos artistas. Ele também citou as coreanas Rosé (solista e parte do BLACKPINK) e Jung Yoon-chae (integrante do KATSEYE).

“Embora não tenham ganhado nenhum prêmio, também aplaudimos Rosé, do BLACKPINK, e Jung Yoon-chae, do KATSEYE, que demonstraram claramente sua competitividade global ao serem indicadas. Continuaremos a oferecer apoio inabalável para que nossos artistas possam mostrar seus talentos em um palco mais amplo. Acima de tudo, as conquistas de hoje foram possíveis graças ao trabalho árduo da equipe de produção e de todos os funcionários que trabalham nos bastidores. Vocês são o orgulho da Coreia do Sul”, finalizou.

Rosé, do BLACKPINK
Rosé, do BLACKPINK (Grosby Group)

K-pop no Grammy 2026

“Golden”, que faz parte da trilha sonora do filme “Guerreiras do K-pop”, também concorria em Melhor Performance Pop de Duo/Grupo – na qual perdeu para “Defying Gravity”, de Cynthia Erivo e Ariana Grande; Canção do Ano – na qual Billie Eilish ganhou com “WILDFLOWER”; e Melhor Gravação Remixada – com vitória de Gesaffelstein no remix de “Abracadabra”, de Lady Gaga.

“Guerreiras do K-pop” está em boa temporada nas premiações. A produção da Netflix já venceu o Golden Globe e o Critics’ Choice em 2026, e segue na disputa no Oscar.

Já “Golden” segue imparável na parada Top Movie Songs da Billboard, impulsionada pela Tunefind (uma empresa da Songtradr, especializada em licenciamento de música baseada em dados), liderando o ranking datado de dezembro de 2025 pelo sexto mês consecutivo.

Leia mais – Fortnite expande universo de ‘Guerreiras do K-pop’ com skin de Jinu

Ouça ‘Golden’, de ‘Guerreiras do K-pop’

ROSÉ, que também é membro do grupo de K-pop BLACKPINK, concorria como solista. Ela foi indicada pela faixa “APT.”, uma colaboração com Bruno Mars, presente em seu álbum solo “Rosie”.

Mesmo participando de três categorias — Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Pop de Duo/Grupo —, não venceu em nenhuma delas. A primeira foi conquistada por Kendrick Lamar e SZA com “luther”.

Entretanto, a cantora se tornou a primeira artista solo de K-pop a se apresentar num Grammy. Ela foi responsável por abrir a cerimônia principal da premiação em uma performance com Bruno Mars.

Ouça ‘APT.’, de Rosé