Os 10 programas de TV mais valiosos para o mercado da música no momento
Especialistas classificam os programas que os artistas mais desejam participar


Desde a estreia da MTV há mais de 40 anos, ter sua música na televisão tem sido tão importante para a promoção de um artista quanto estar nas rádios. A MTV (e mais tarde a VH1 e a BET) eram as estações de rádio nacionais, garantidas para expandir instantaneamente o público e conceder a entrada na monocultura.
Na década de 2020, os videoclipes praticamente desapareceram da televisão, mas aparecer na TV continua sendo quase tão crítico e potencialmente transformador. Agora, no entanto, os artistas estão vendo a sorte mudar por inserções de alta alavancagem em programas de TV –e isso não está acontecendo na MTV e BET, mas na HBO e FX, e em serviços de streaming como Netflix, Hulu e Amazon Prime.
É claro que todos os programas de TV não foram criados iguais no que diz respeito à exposição musical. Alguns programas de TV são fenômenos nacionais, mas existem tão fora do mundo usual da música pop que uma exibição deles mal é registrada pelo público.
E outros programas são, em sua maioria desconhecidos, para os espectadores fora de seu público principal, mas têm uma conexão tão grande com essa audiência que colocar uma música lá pode fazer uma grande diferença, tanto em termos de ganhos inesperados de impacto de curto prazo quanto de longo prazo. Há também os shows com seguidores dedicados e uma ampla marca cultural, onde entrar em um deles pode levá-lo direto para as paradas da Billboard.

Com tudo isso em mente, a Billboard elaborou sua primeira lista dos programas mais valiosos para a colocação de músicas – em termos dos resultados que produzem após a exibição, não em termos de pagamentos de licenciamento. Determinamos nossas classificações com base no impacto cultural, sucesso demonstrável de streaming e dados da parada de músicas de programas da Billboard, alimentada pelo Tunefind –e talvez o mais importante, no testemunho do pessoal da publicação musical cujo trabalho é colocar as músicas de seus artistas em shows, cujas palavras você pode encontrar em nossos artigos.
Estamos tentando ser o mais atualizados possível com esta lista, então, embora tenhamos alguns programas aqui que já estão no ar há algum tempo e/ou não têm uma data de retorno agendada, não incluímos nada que não esteja programado (ou pelo menos havia rumores) para voltar ao ar em algum momento.
Veja a lista dos 10 programas em que todos desejam aparecer:
10. “Você”
A série, um thriller psicológico da perspectiva do perseguidor e assassino charmoso Joe (Penn Badgley), estreou em 2019 na Netflix. A trilha sonora contou com bandas de rock moderno como Radiohead e Vampire Weekend. Com sua quinta e última temporada atualmente em produção, “Você” é um produto importante para licenciamento musical, em parte porque os próprios músicos assistem.
As músicas românticas que Bill Dess grava sob o nome de Two Feet, que se tornaram uma sensação viral no SoundCloud, são uma combinação estética perfeita para “Você”, com músicas aparecendo na terceira e na quarta temporadas.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Taylor Swift, “Exile” (#1, Out. 2021)
9. “The White Lotus”
Como um dos programas mais aclamados e comentados da TV, “The White Lotus”, da HBO, poderia facilmente ser um criador de carreira para qualquer banda pop ou indie que quisesse apresentar. Mas a série com tema de hotel apresenta principalmente músicas autênticas da região, com a segunda temporada ambientada na Sicília apresentando principalmente cantores italianos clássicos como Domenico Modugno e Fabrizio De André. No entanto, isso não impede os editores de tentarem colocar suas músicas: a UMPG se orgulha de ter conseguido colocar 14 músicas na segunda temporada por meio de seu escritório italiano.
O maior momento musical de “White Lotus” até hoje ainda é o uso de “Renaissance” do compositor Cristobal Tapia De Veer nos créditos de abertura de sua segunda temporada –tema que se tornou uma espécie de fenômeno cultural, levando a centenas de milhares de transmissões semanais.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: La rappresentante di lista, “Ciao Ciao” (#5, Dez. 2022)
8. “Yellowjackets”
Um thriller de mistério sobre personagens que estão para sempre presos em meados dos anos 1990 após sofrer uma variedade de traumas horríveis e inexplicáveis na adolescência, a música de “Yellowjackets” da Showtime é fixada na era pós-grunge, tanto em seus flashbacks quanto nos atuais cenas do dia.
Dado o elenco predominantemente feminino do show, é dada ênfase especial ao rock alternativo liderado por mulheres do período: artistas como Hole, Tori Amos, Belly, Garbage e The Cranberries, cujas músicas contribuem para a intensidade febril do show, e desfrutaram de solavancos no consumo como resultado da exposição. A enigmática “Down by the Water” de PJ Harvey, usada durante uma cena de fogueira no episódio piloto do programa, deu brilhantemente o tom para a música da série que estava por vir.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: The Cranberries, “Zombie” (#4, Mai. 2023)
7. “Wandinha”
A Família Addams saltou das páginas da “The New Yorker” para o horário nobre da televisão em 1964, e a assustadora e excêntrica família de monstros tem sido uma presença constante na cultura pop desde então. A franquia alcançou mais uma nova geração com um spinoff estrelado por Jenna Ortega como a adolescente Wandinha Addams. A temporada de estreia, em 2022, na Netflix foi um sucesso imediato.
O quarto episódio de “Wandinha” apresentou uma cena de dança na escola com Ortega cortando um tapete para a cover de 1981 da banda The Cramps do rockabilly “Goo Goo Muck”. Os números de streaming dispararam não apenas para a faixa Cramps, mas também para “Bloody Mary” de Lady Gaga, que foi apresentada em uma edição popular da cena no TikTok.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Beach House, “Space Song” (#3, Nov. 2022)

6. “O Verão que Mudou Minha Vida”
A série de sucesso da Amazon Prime baseada em uma trilogia de romances para jovens adultos de Jenny Han, “O Verão que Mudou Minha Vida”, transformou a música de Taylor Swift em um personagem quase recorrente, uma voz reconfortante constante que parece narrar a história. Outros artistas como Lana Del Rey e Gin Blossoms aparecem na trilha sonora do show, mas a loirinha está sempre presente.
Mais de um ano antes de Taylor lançar “1989 (Taylor’s Version)”, uma regravação de seu álbum de 2014, “This Love (Taylor’s Version)” fez sua estreia no trailer da primeira temporada de “O Verão que Mudou Minha Vida”. Na série, a música traz um momento crucial, o primeiro beijo entre Conrad (Christopher Briney) e Belly (Lola Tung).
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Guns N’ Roses, “Sweet Child O’ Mine” (#1, Jul. 2023)
5. “The Last of Us”
As seleções musicais da primeira temporada cresceram rapidamente para além da trilha sonora, com escolhas que ajudaram a construir os personagens e a criar alguns dos momentos de TV mais inesquecíveis da década. “Never Let Me Down Again” do Depeche Mode apareceu no episódio piloto, levando a um ganho de streaming de 221%.
Ninguém que já assistiu ao episódio “Long, Long Time” vai esquecer a balada de mesmo nome de Linda Ronstadt de 1970 –com a música servindo como peça central emocional para a história de amor mais emocionante da televisão que absolutamente ninguém esperava, resultando na música se tornando um sucesso no topo das paradas novamente em 2023.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: a-ha, “Take on Me” (#1, Fev. 2023)
4. “The Bear”
Com duas temporadas aclamadas e sua terceira rodada marcada para começar no final de junho, “The Bear” está entre os programas mais amados na TV ou streaming no momento –e sua trilha sonora é uma grande parte disso. Com um conjunto variado, mas coerente de músicas focadas principalmente no rock sério dos anos 1980 e 1990, mas misturando ocasionalmente o rock clássico profundo hit pop massivo e oportuno (até mesmo Taylor Swift fazendo uma aparição memorável). “The Bear” exemplifica o conceito de música servindo como um personagem adicional em um programa de TV.
Se não é aquela catártica cena de Richie cantando “Love Story (Taylor’s Version)”, é provavelmente o uso do hit do REM, “Strange Currencies”, como uma espécie de tema de amor recorrente para o protagonista Carmy (Jeremy Allen White) e paixão de longa data, Claire (Molly Gordon) na segunda temporada –apresentada em um novo remix que ainda ganhou um novo vídeo e lançamento digital como resultado do uso do Bear.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Fine Young Cannibals, “She Drives Me Crazy” (#7, Jun. 2023)
3. “Yellowstone”
O drama da Paramount Network sobre os fazendeiros de Montana também se tornou um sério formador de opinião em gêneros que a TV roteirizada raramente traz, apresentando com destaque jovens artistas neo-tradicionalistas como Zach Bryan e Jackson Dean antes que a rádio country os adotasse. Os últimos episódios de “Yellowstone” começarão a ser exibidos em novembro, mas com dois spinoffs já no ar e mais três em produção.
Lainey Wilson ainda era uma artista independente quando um de seus primeiros singles, “Workin’ Overtime”, apareceu na estreia da 2ª temporada de Yellowstone. Desde então, ela acumulou mais meia dúzia de inserções –ao mesmo tempo em que conquistou um papel de ator no programa, como a aspirante a cantora country Abby.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Lainey Wilson, “Watermelon Moonshine” (#1, Dez. 2022)
2. “Stranger Things”
Uma aventura sobrenatural pela cidade fictícia de Hawkins, Indiana, tem sido um dos maiores sucessos da Netflix desde sua estreia em 2016. E com seu cenário dos anos 1980, Stranger Things se tornou uma benção para qualquer artista. A música de 1986 do Metallica, “Master of Puppets”, uma obra-prima de thrash-metal de oito minutos antes da banda chegar ao estrelato mainstream, tardiamente se tornou um hit Top 40 do Hot 100 em 2022. E nem foi a sensação de streaming mais notável de a quarta temporada de “Stranger Things”.
“Running Up That Hill” foi o maior sucesso americano de Kate Bush em 1985, alcançando a 30ª posição no Hot 100. A colocação da música em vários episódios da quarta temporada de “Stranger Things”, no entanto, impulsionou “Running” de volta às paradas maior do que nunca em 2022, com a música alcançando um novo pico do Hot 100, #3.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Metallica, “Master of Puppets” & Kate Bush, “Running Up That Hill” (ambos #1; Jul. 2022 e Mai-Jun. 2022, respectivamente)

1. “Euphoria”
Outros programas podem ter sido responsáveis por maiores saltos musicais individuais nesta década, mas quase todas as editoras com quem a Billboard conversou para esta lista tiveram a mesma resposta sobre qual programa seus clientes perguntam com mais frequência sobre ser apresentado em 2024: “Euphoria” da HBO.
Nenhum programa de TV no momento é tão transformador ou tão imediatamente impactante quanto o melodrama adolescente de sobrecarga sensorial de Sam Levinson, e nenhum programa apresenta uma abordagem mais ampla em sua trilha sonora –desde os 40 maiores sucessos dos anos 1970 e 1980, alternativos até o assombroso R&B moderno e o hiper pop estridentemente futurista.
Muitos para escolher, mas talvez nenhum mais revelador do que o hit de soft-rock top 20 Hot 100 de Gerry Rafferty em 1978, “Right Down the Line”, que se tornou talvez o hit de streaming menos previsível de 2022 depois de ser apresentado em uma cena de suspense na estreia da segunda temporada.
Melhor entrada no chart de músicas de programas de TV: Labrinth e Zendaya, “I’m Tired”; Gerry Rafferty, “Right Down the Line”; Billie Eilish e Rosalía, “Lo Vas a Olvidar”; Labrinth & Zendaya, “All for Us” (todos #1; Fev.-Mar. 2022, Jan. 2022, Jan. 2021 e Ago. 2019, respectivamente).
