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OPINIÃO: Como o Supernova, no Rock in Rio, se tornou um farol de tendências

OPINIÃO: Como o Supernova, no Rock in Rio, se tornou um farol de tendências

Diretor falou sobre iniciativa no Rock in Rio

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Wilson Lannes é vice-presidente da Sony Music (Divulgação)

Imagina um palco dentro do Rock in Rio com a proposta de ser experimental, de apresentar novos artistas e, ao mesmo tempo, prestigiar nomes que já possuem um público considerável? Foi com essa ideia que o Rock in Rio nos procurou em 2019. E assim nasceu o Supernova, que tem como foco talentos e gêneros musicais em ascensão na cena musical das mais diversas regiões do País, atrações já conhecidas pelo público e mesmo atrações internacionais. Desde então tem sido uma grande experiência e um desafio criar, a cada ano, um line-up diferenciado e promissor.

Em 2024 não foi diferente. Novamente a Sony Music Brasil repete a parceria com o festival na terceira edição do Palco Supernova, unindo a curadoria do Filtr Music, plataforma de entretenimento da Cia. de música, com a expertise de um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo. E assim, a cada ano, vamos conquistando mais espaço para atender a demanda de público, que só cresce e está sempre atrás de novidades.

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No digital, temos o Filtr Music Brasil – originalmente uma marca global de playlists da Sony Music, que no Brasil evoluiu para se tornar uma plataforma de entretenimento, que une iniciativas para aproximar artistas e fãs, curadoria e produção de conteúdo. Hoje, ela conta com mais de 500 playlists nas principais plataformas de música, acumulando mais de 13 milhões de seguidores, e com um canal no Youtube, com mais de 3.7 milhões de inscritos e uma ampla variedade de conteúdos originais de música – incluindo videoclipes, apresentações ao vivo e entrevistas. Os conteúdos lançados pelo Filtr Music Brasil em todas as plataformas de áudio e vídeo acumulam atualmente mais de 2 bilhões de streamings.

E quando chegou o convite do Rock in Rio para apoiarmos o Supernova, entendemos que era a oportunidade para levarmos o conceito do Filtr Music Brasil para o ambiente de shows. Desde então, a cada dois anos, a equipe da Sony Music Brasil faz uma curadoria coletiva, somando nossa experiência de mercado com a do time artístico do festival.

Para quem observa de fora, é difícil imaginar o enorme esforço envolvido na criação da agenda desses sete dias, com a responsabilidade de acertar nas combinações e proporcionar o resultado ideal: shows impactantes, um público altamente engajado e a satisfação dos artistas. Neste ano, assim como nas edições anteriores, a definição do line-up foi guiada por uma análise criteriosa de dados de streaming, desempenho nas redes sociais, charts musicais e tendências de consumo, garantindo uma seleção precisa e relevante.

Desde o início do projeto, nunca passou pela nossa cabeça apresentar somente artistas do elenco da Sony Music. A proposta sempre foi montar um line-up com diversidade musical e dar chance para que novos talentos que ainda não estouraram em todo o Brasil, tivessem a oportunidade de se apresentar em um festival com toda a estrutura para grandes espetáculos disponível.

O palco Supernova vem se revelando um farol de tendências, não por acaso, desde sempre apresenta um line-up formado em sua maioria por novos talentos de música urbana, rap, trap e funk, gêneros que ganham cada vez mais espaço entre o público jovem. Nomes respeitados do rock independente também têm seu lugar, no palco que é quase um “lado B” do festival.

Na primeira edição, em 2019, o Supernova recebeu, em média, mil pessoas/dia. Pelo palco passaram nomes como Lagum, Oriente, Lali, Cacife Clandestino, Tassia Reis e Mariana Nolasco. Em 2022, o público médio do palco foi em torno de 6 mil pessoas, com picos de 10 mil por dia. Entre os destaques estavam ConeCrew Diretoria, Ratos de Porão, TETO, Lil Whind (Whindersson Nunes), Francisco El Hombre, Supercombo, Jovem Dionísio e Priscilla Alcântara.

Mais uma vez fechamos o Rock In Rio Brasil 2024 com a certeza de ter cumprido nosso objetivo. Este ano tivemos shows impactantes no Palco Supernova, como o do MC Maneirinho, Major RD, Dead Fish, Vanguart, Duquesa, Crypta, Black Pantera, WC do Beat, Autoramas, Zaynara e DJ Topo. Mais uma vez, reunimos novos talentos e artistas que já têm sua história dentro da música brasileira. Todos deixando sua marca no maior festival do mundo. Não é pouca coisa. Esse coletivo, tanto dos artistas, quanto da Sony com o Rock in Rio só ajuda a desenvolver a indústria do entretenimento. E o público, como a gente viu nos sete dias de evento, tem experiências incríveis.

O Palco Supernova se consolidou como um espaço significativo para promover novos talentos e gêneros musicais em ascensão. A parceria entre a Sony Music, através do Filtr Music e o Rock in Rio, trouxe ao público uma curadoria rica e diversificada, capaz de refletir as tendências mais atuais da música urbana e independente. O sucesso do projeto não se resume apenas aos números expressivos de público, mas também ao impacto que ele gera tanto para a carreira dos artistas quanto para a indústria do entretenimento. Em 2024, o Supernova reafirmou seu papel como um agente de inovação e diversidade musical, oferecendo experiências e reafirmando o festival como um lugar de encontro entre o novo e o consagrado. Com o apoio consolidado da Sony Music e do Filtr Music, o palco segue cumprindo sua vocação de vitrine para o futuro da música no Brasil.

*Wilson Lannes é vice-presidente da Sony Music Brasil, parceira do Rock in Rio no palco Supernova

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