O que esperar do show dos Smashing Pumpkins no Brasil?
Banda lança nesta sexta seu 13º disco e prepara turnê na América Latina
Smashing Pumpkins prepara sua vinda ao Brasil em novembro. E nesta sexta-feira (2), a banda lança “Aghori Mhori Mei” seu 13º álbum de estúdio. O grupo, formado por Billy Corgan, James Iha, Jimmy Chamberlin e Jeff Schroeder, fez uma série de shows pela América do Norte nos últimos meses.
Suas últimas apresentações foram no Canadá com um set relativamente longo. O que aumenta as expectativas para o show em São Paulo. A banda recheou o set com músicas populares e apenas algumas do Lado B. Diferente das apresentações na Europa, onde a banda variou bastante na seleção das faixas para o show.
A interação da banda com o público tem sido um ponto forte em suas apresentações. Billy Corgan e os outros membros interagem com o fã, compartilhando histórias, agradecendo e respondendo ao entusiasmo da plateia.
Shows no Brasil
Com 36 anos de carreira, o Smashing Pumpkins veio ao Brasil quatro vezes, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O ano de 2006 ficou marcado por um show decepcionante para os fãs do rock alternativo.
O grupo se apresentou no Planeta Festival no PlayCenter em São Paulo e deixou fora do setlist faixas icônicas como “1979”, “Bodies” e “Disarm”. Veja abaixo:
Em 2015, o grupo liderado por Corgan visou reparar os erros e apresentou no Lollapalooza Brasil um setlist recheado de hits. Abrindo com “Cherub Rock” e “Tonight, Tonight” e finalizando com “Bullet With Butterfly Wings” e “Today”.
Pouco mudou na formação da banda desde então. E o grupo não saiu do estúdio. Foram mais quatro álbuns lançados desde 2015. Todos com cerca de 15 a 30 músicas, como o caso de “Atum” lançado em 2023 com 33 faixas.
“Aghori Mhori Mei”
Lançado pouco depois do anúncio das apresentações no Brasil, “Aghori Mhori Mei” não ganhou nenhum single de divulgação antes do lançamento. Billy Corgan declarou em comunicado que as faixas foram gravadas e produzidas durante sua agenda de turnês nos últimos anos.
“Ao escrever este novo álbum, fiquei intrigado ao pensar que ‘você não pode voltar para casa’. O que descobri ser verdade, mas pensei bem, e se tentássemos? Não quero olhar para trás com sentimentalismo, mas sim como um meio de seguir em frente; para ver se no equilíbrio de sucesso e fracasso. Nossas formas de fazer música por volta de 1990-1996 ainda inspirariam algo revelador”.
Último Setlist
Veja abaixo o último setlist apresentado pelo Smashing Pumpkins.
The Everlasting Gaze
Doomsday Clock
Zoo Station (U2 cover)
Today
Tonight, Tonight
Ava Adore
Disarm
Bullet With Butterfly Wings
1979
Jellybelly
Beguiled
Cherub Rock