Você está lendo
O que é funketon? mescla sonora que está conquistando os charts latinos

O que é funketon? mescla sonora que está conquistando os charts latinos

A fusão de ritmos da América Latina vem se expandindo

O funk e o reggaeton são as maiores potências sonoras da América Latina — mas e se elas se fundissem? Isso já aconteceu com a chegada do funketon, uma união que vem ganhando espaço nos charts de países como Argentina, Chile e Uruguai, e agora começa a chamar a atenção dos brasileiros.

A fusão começou a ganhar evidência na cena latino-americana no início de 2022, com cantores de língua espanhola. Recentemente, nomes da música brasileira como Pedro Sampaio, MC Tota, MC Caverinha, Luísa Sonza e Ludmilla vêm ampliando suas conexões internacionais e explorando essa combinação.

VEJA TAMBÉM
Sean Combs, o Diddy

O que é funketon?

Funketon é a mescla sonora de elementos do funk e do reggaeton, cantada, em sua maioria, em espanhol, com frases e gírias em português, além de elementos da cultura do funk brasileiro. A divisão entre a quantidade de versos cantados nas línguas portuguesa e espanhola varia de acordo com cada música.

Essa combinação começou a ganhar evidência no início de 2023, especialmente na Argentina, e, em seguida, no Uruguai e no Chile. Artistas argentinos como Emilia, El Turko, Peipper, Double P e Axel Garan ajudaram a popularizar o gênero.

Ao lado de Ludmilla, Emilia colocou o funketon no radar em 2023 com “No_Se_Ve.Mp3”. O single, do álbum .MP3, se tornou um viral na América Latina e no verão europeu.

“Acho que é um gênero muito rico em ritmo e cultura. Poder levar um pouco disso para a Argentina, com uma fusão mais pop, tem sido incrível para mim”, contou Emilia em entrevista à Billboard Brasil.

“Eu e meu produtor, Zeca, amamos o funk — sempre escutamos os artistas novos e emergentes do Brasil. Tive a oportunidade de gravar com três mulheres muito fortes do Brasil, e isso, para mim, é uma honra.”

LEIA MAIS: Luísa Sonza se joga no espanhol e fala sobre as trocas com Emilia: ‘Incrível’

Além de Ludmilla, a cantora gravou “Alegria” ao lado de Anitta e Tiago PZK, “Bunda” com Luísa Sonza, e repetiu a dose com Sonza em “Motinha 2.0 – Remix”, com DENNIS. Inclusive, todas as canções citadas estão entre as 100 mais ouvidas da Argentina, segundo o Billboard Argentina Hot 100.

Outra música que traduz um pouco dessa mescla é “30 Grados”, de El Turko, que, como ele bem canta, tem o “flow BR en Argentina”. A canção passou semanas no topo dos charts argentinos, chegando ao primeiro lugar do Billboard Argentina Hot 100.

Evidenciando essa expansão de conexões, a música “Si Las Gatas Se Amotinan”, que atualmente está em 58º lugar no Hot 100 argentino, ganhará um remix com Pedro Sampaio e o equatoriano Jombriel. A nova versão será lançada na próxima quinta-feira (22).

Essa fusão também é uma via de mão dupla, os artistas brasileiros querem conquistar o mercado latino hispânico, e os hermanos tem o sonho de entrarem no mercado brasileiro.

“Estamos buscando fusionar o funk com o reggaeton, e com Papatinho tivemos uma experiência muito boa no estúdio. Queremos continuar culturalizando, aprendendo como podemos lançar músicas que podem ser escutadas no Brasil, nos Estados Unidos e no mundo inteiro ao mesmo tempo”, disse Lenny Tavarez em entrevista à Billboard Brasil.

Veja alguns funketons recomendados pela Billboard Brasil

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.