O Rock in Rio não é só rock. Na verdade, nunca foi. Desde que surgiu no cenário do showbiz nacional (e internacional, claro) em 1985, o festival traz uma diversidade de atrações que vão do jazz, da soul music, do pop e –claro– do rock’n’roll nas suas mais variadas vertentes.
A diversidade dos palcos é enorme (além dos consagrados Mundo e do Sunset, o festival traz New Dance Order, Favela, Global Village, Supernova e Highway Stage) e a Billboard Brasil preparou um pequeno guia das atrações que você não pode perder.
Veja o que assistir no Rock in Rio 2024
13 de setembro
Quem: Travis Scott
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 0h
- Por que conferir: se formos falar de números, ele contabiliza 49 milhões de discos vendidos –físicos e via streaming– no mundo inteiro. Musicalmente, ele levou o rap para um patamar superior, ao combinar rap, trap e música eletrônica. Suas apresentações, aliás, trazem muito da energia dos shows de rock.
Quem: Ludmilla
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 19h
- Por que conferir: porque ela vem de duas apresentações celebradas nos festivais “da casa” –Rock in Rio e The Town– e brilhou na mais recente edição do festival Coachella, na Califórnia. As performances da cantora são uma celebração da música preta brasileira, com hits baseados no funk carioca, samba e R&B.
14 de setembro
Quem: Lulu Santos
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 16h40
- Por que conferir: o cantor, guitarrista e compositor carioca é o maior hitmaker do país –e, sem exageros, um dos maiores do mundo– e um dos poucos que sabem golpear o espectador com hit atrás de hit. Esperemos por mãos dadas em “Como uma Onda” e “A Cura”.
Quem: Pato Fu e Penélope
- Onde: Palco Sunset
- Horário: 15h30
- Por que conferir: em 2001, os mineiros foram apontados pela revista norte-americana “TIME” como um dos grupos mais interessantes do pop/rock global. Desde então, o Pato Fu tem feito trabalhos que mesclam o pop com o lado mais experimental da música, tendo inclusive trabalhado com orquestras –caso do álbum “Rotoroquestra de Liquidificafu”. A performance do grupo mineiro tem participação do grupo baiano Penélope.
Quem: Hermeto Pascoal e Grupo
- Onde: Palco Global Village
- Horário: 19h15
- Por que conferir: o chamado Bruxo tem uma sonoridade global, na qual incluiu músicas folclóricas, jazz e sons da natureza. Hermeto, com sua musicalidade, encantou até lendas do jazz como Miles Davis (1926-1991). Do alto de seus 88 anos, o multi-instrumentista mantém uma carreira ativa. Este ano soltou “Para Você, Ilza”, dedicado à sua mulher, morta em 2000.
15 de setembro
Quem: Journey
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 19h
- Por que conferir: o longevo grupo norte-americano é mestre numa categoria chamada AOR (sigla de adult oriented rock), utilizada para classificar grupos liderados pelo som da guitarra, mas suaves o suficiente para tocar nas rádios. Embora aqui sejam mais famosos pelas canções “Don’t Stop Believin`” e “Separate Ways”, eles têm categoria suficiente para entreter a plateia. Um detalhe: Neal Schon, o guitarrista, e Jonathan Cain, o tecladista, não se suportam. No mínimo dá para se divertir com as farpas que um jogará contra outro no show.
Quem: Deep Purple
- Onde: Palco Sunset
- Horário: 22h45
- Por que conferir: “Smoke on the Water’, “Child in Time”, “Speed King”, “Highway Star”… Precisa dizer mais? A banda ainda está de disco novo (o bom “=1”) e o novo guitarrista, Simon McBride, que entrou em 2022, é um possesso.
19 de setembro
Quem: Jão
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 16h40
- Por que conferir: o cantor e compositor paulista é um dos principais popstars da atualidade no Brasil, com um híbrido inteligente de pop, sertanejo e música eletrônica. Jão vem ainda de uma turnê vitoriosa pelo país e apresentações consagradoras nos festivais Lollapalooza, Rock in Rio e The Town. Diversão garantida ou seu dinheiro de volta.
Quem: Ed Sheeran
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 0h
- Por que conferir: porque ele é um dos principais popstars do showbiz atual, com uma sonoridade que abarca folk, pop, soul music e algumas eletrônicas. O hit “The Shape of You” é delicioso.
Quem: Xande de Pilares
- Onde: Palco Espaço Favela
- Horário: 21h
- Por que conferir: o cantor, compositor e instrumentista carioca é um dos maiores nomes do samba pop, que envenena o batuque tradicional com o R&B americano. E ele ainda tem se diferenciado de seus pares ao se aproximar da MPB mais, digamos, intelectual. Sua homenagem ao mestre baiano Caetano Veloso é um dos discos do ano.
20 de setembro
Quem: Luedji Luna convida Tássia Reis e Xênia França
- Onde: Palco Sunset
- Horário: 15h30
- Por quê conferir: são três das vozes mais emblemáticas da música preta brasileira. Principalmente Luedji, que fez um amálgama entre os ritmos afro-brasileiros e o pop africano. Tássia tem uma história no hip hop soul e Xênia se destacou a ponto de participar do mais recente disco do cantor norte-americano de jazz José James.
Quem: Gloria Gaynor
- Onde: Palco Sunset
- Horário: 20h10
- Por que conferir: intérprete do hit “I Will Survive”, uma das maiores canções motivacionais do século 20, Gloria tem uma carreira que vai da soul music à disco, sempre botando o público para dançar. E, do alto de seus 80 anos, tem o mérito de ter dado o nome artístico a uma das principais popstars brasileiras –sim, Gloria Groove nasceu daqui!
Quem: Juliana Linhares
- Onde: Palco Global Village
- Horário: 15h30
- Por que conferir: poucas intérpretes de hoje têm a força da interpretação dessa potiguar de 35 anos. Uma Elba Ramalho do século 21 (apesar de ter personalidade própria), ela lançou, em 2022, o ótimo disco “Nordeste Ficção”, no qual retrabalhou as músicas da região com arranjos para os novos tempos.
21 de setembro
Quem: Para Sempre… Trap, MPB, Sertanejo e Rock
- Horário: a partir das 15h30
- Por que conferir: trata-se uma homenagem aos mais diferentes estilos do universo musical brasileiro em todos os tempos e uma homenagem à diversidade musical que sempre marcou o Rock in Rio.
Quem: Para Sempre Soul
- Onde: Palco Global Village
- Por que conferir: uma festa do Movimento Black Rio, um dos principais manifestos da cultura preta brasileira. E com direito à nata do gênero: os cantores Hyldon e Claudio Zoli e a Banda Black Rio, que uniu o samba ao soul e ao funk.
Quem: Chico Chico
- Onde: Palco Supernova
- Horário: 20h
- Por que conferir: sim, ele é filho de Cássia Eller. Sim, ele tem o timbre de voz semelhante ao da mãe. Mas tem personalidade musical própria, como demonstrou no recém-lançado álbum “Estopim”.
22 de setembro
Quem: Luísa Sonza
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 16h40
- Por que conferir: na esteira de “Escândalo Íntimo”, álbum de 2023, a cantora e compositora gaúcha tem apresentado um show vigoroso, no qual une sua voz potente a uma bela performance de palco.
Quem: Shawn Mendes
- Onde: Palco Mundo
- Horário: 0h
- Por que conferir: em 2019, meses antes de o mundo sucumbir a uma pandemia, o cantor e compositor canadense tinha encantado o público brasileiro com uma bem urdida combinação de pop, rock e soul. Que ainda se mantém intacta. O show do Rock in Rio é seu primeiro desde 2022, quando se afastou dos palcos para cuidar da saúde mental.
Quem: Mariah Carey
- Onde: Palco Sunset
- Horário: 22h45
- Por que conferir: Mariah Carey é mais do que uma das principais vendedoras de discos em todos os tempos, que quebrou recordes que pertenciam anteriormente aos Beatles. Seu estilo vocal, cheio de agudos e melismas, influenciou toda uma geração de novas cantantes e ela também uniu, com maestria o pop e o soul com o hip hop. Prepare-se para um desfile de hits cantados de modo impecável.